Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”, é um dos principais nomes do barroco brasileiro. A característica marcante do autor é o teor ácido, crítico, de seus escritos. A Igreja Católica recebia muitas críticas do poeta, motivo pelo qual Gregório recebeu a alcunha “Boca do Inferno”.
Gregório de Matos (1636-1695) foi o maior poeta do barroco brasileiro. Desenvolveu uma poesia lírica e religiosa, mas se destacou por sua poesia satírica, constituindo uma critica à sociedade da época, recebendo o apelido de "Boca do Inferno". Gregório de Matos nasceu em Salvador, Bahia, no dia 23 de dezembro de 1636.
2. Boca do inferno. Lugar ruim, perigoso, problemas, dificuldade.
Gregório de Matos Guerra (Salvador, 23 de dezembro de 1636 — Recife, 26 de novembro de 1696), alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia.
Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? Pois ele fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.
Mais conhecido por suas obras satíricas, em que criticava os hábitos da sua época, o comportamento de alguns membros da Igreja e o modelo de vida colonial, também escreveu poemas belíssimos em que abordava questões subjetivas e religiosas, em que, com seu estilo peculiar, ajudou a difundir esta escola literária da ...
O poeta produziu poesia lírico-filosófica, sacra e satírica. Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero.
Resposta. Resposta: A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta). Quanto maior for o pecado cometido, tão maior deve ser o poder de Deus para perdoá-lo.
Resposta. Resposta: Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.
de acordo com o poema "a jesus cristo nosso senhor "acerca da linguagem barroca voce diria que o texto é cultista ou conceptista?৮ ফেব, ২০১৬
Resposta. Resposta: Com críticas que custaram a ele a vinda de Portugal, onde havia estudado direito, ao Brasil, pois, criticou a sociedade portuguesa.
Resposta: Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõe a figura da antítese. As figuras de linguagem são uma das principais características do Barroco.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
A arte barroca domina, os temas religiosos, ricos em detalhes e formas, a expressão dramática dos personagens, a preferência pelas curvas e contornos sobre as figuras geométricas, a importância da iluminação e o uso da luz e das sombras, o uso do contraste para mostrar a intimidade entre deuses e relacionamento de ...