crossorigin="anonymous">
A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface do utilizador, formada por software e hardware. ... Ela é utilizada, por exemplo, para algumas manipulações de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas hidrelétricas.
Interação Humano-Computador - IHC (do inglês Human–computer interaction (HCI)), também chamado de Interação Homem-Máquina - IHM (do inglês man–machine interaction (MMI) ) é o nome dado ao conjunto de estudos que envolve a interação entre pessoas (usuários) e equipamentos computacionais desenvolvendo métodos e ...
A interação está voltada para as habilidades que o usuário deve ter para operar a máquina, assim como o modo pelo qual ele faz uso do sistema. ... A interface é o meio lógico do qual um ou mais dispositivos ou sistemas incompatíveis conseguem comunicar-se entre si.
Nas interações farmacocinéticas, em geral, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco. Assim, ocorre a modificação da quantidade e a persistência do fármaco disponível nos locais dos receptores.
Interações Farmacocinéticas Interações farmacinéticas constituem as interações em que um dos agentes é capaz de modificar a absorção, a distribuição, a biotransformação ou a excreção de outro agente administrado concomitantemente.
Quando dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagir entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro. reações adversas. biotransformação. reações farmacocinéticas.
O efeito combinado de várias substâncias pode ter diversos resultados: Podem não interagir entre si e os seus efeitos atuarem separadamente. Uma substância aumentar ou potencializar as consequências de outra (sinergismo). Uma substância atenua, reduz ou mesmo neutraliza o efeito de outra (antagonismo).
O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).
Já sinergia, por definição, significa ação simultânea em prol da realização de uma função; cooperação entre grupos que contribuem para constituição ou manutenção de determinada ordem. E no caso de medicamentos, a interação sinérgica resulta em efeito maior do que a simples soma dos efeitos isolados de cada um deles.
O mutualismo é uma forma de simbiose na qual cada organismo recebe benefícios da associação. Um exemplo são os liquens, que são associações entre fungos e algas ou cianobactérias. Têm a vantagem de explorar novos ambiente e obter nutrientes e a proteção mútua entre ambos os microrganismos.
A ecologia microbiana estuda as inter-relacões dos microrganismos com o seu ambiente. A ecologia microbiana do solo trata das relações dos microrganismos do solo com os fatores abióticos (ambientais) e bióticos (interação com outros organismos).
- Potenciação: ocorre quando um agente tóxico tem seu efeito aumentado por atuar simultaneamente com um agente “não tóxico”. Exemplo: o isopropanol, que não é hepatotóxico, aumenta excessivamente a hepatotoxicidade do tetracloreto de carbono.