A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.
A fase de Desenvolvimento deve considerar todas as práticas de manejo e cuidados a partir da germinação e emergência das plantas na lavoura, o que inclui as etapas de desenvolvimento vegetativo, florescimento até o enchimento de grãos.
A semente incha e começa a germinar, rompendo o solo, ocasião em que os cotilédones atingem a superfície. Essa etapa ocorre quando 50% dos cotilédones já são visíveis e começam a se separar, terminando quando as folhas primárias se separam e se abrem. As primeiras folhas simples (primárias) iniciam seu desenvolvimento.
A parte interna (Figura 2) da semente é formada pelo embrião constituído das seguintes partes:
O feijão, devido ao sistema radicular que possui, prefere solos soltos, leves, de textura areno-argiosa, mais ou menos profundos, ricos em matéria orgânica e em elementos fertilizantes. Os solos arenosos e permeáveis de aluvião são os preferidos. O feijão, como se vê, é uma planta muito exigente.
O feijão-vagem tem em suas raízes bactérias que fixam o nitrogênio, o que ajuda a planta a se desenvolver. Na hora de adubar seus feijõezinhos lembre que eles precisam de mais nitrogênio no solo! Para isso você pode utilizar húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco de galinha.
Nas regiões mais quentes do país, o plantio fica nos meses de abril a junho, nas regiões frias de agosto a março. Nas regiões de clima ameno podem cultivar o ano todo. 2. A planta não tolera geadas nem ventos frios.
Melhor Lua para plantar em 2021: Lua Crescente Você pode apostar no cultivo de alimentos como abóbora, berinjela, milho, arroz, feijão (vagem), pepino, pimentão, tomate e outros, sejam legumes, frutas ou cereais.
A colheita das vagens começa de 50 a 90 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, apresentando-se tenras e firmes, mas com sementes ainda imaturas.
60 dias
Sementes de Feijão de Vagem Macarrão (Trepador) - Topseed Blue Line
Como cuidado especial, é importante expor o vasinho algumas horas por dia à luz solar direta, afinal, a vagem gosta de luz e temperaturas médias a elevadas. Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil e estar bem drenado – mantido sempre levemente umedecido.
A vagem é um alimento rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio. Além disso, contém grandes quantidades das vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta também, altos teores de fibras e proteínas. A vitamina A presente na vagem é importante para manter a vitalidade da pele e da visão.
A seguir, veja detalhes dos benefícios da vagem e como consumi-la.