Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo e losango.
Para as figuras planas: ... As figuras não possuem altura, estão planas no papel. Algumas possuem lados com a mesma medida. Exemplo: o quadrado do cubo, o triângulo do tetraedro, etc...
Formas Planas São as que ao serem representadas ficam totalmente inseridas em um único plano. Apresentam duas dimensões: comprimento e largura.
As figuras geométricas são elementos com formas, tamanhos e dimensões no plano ou espaço. Por exemplo, o triângulo, o quadrado, a pirâmide e a esfera são figuras geométricas.
Figuras geométricas não planas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características.
Resposta: Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.
Sim, há figuras fechadas que não são polígonos. Para que uma figura fechada seja classificada como polígono, é necessário que ela seja formada por segmentos de reta que não se cruzam. Então, se a figura tiver um segmento curvo, por exemplo, ou linhas que se cruzam, NÃO será classificada como polígono.
Um quadrado é uma figura geométrica de quatro lados que possui as seguintes características:
O quadrado possui quatro lados, por isso possui apenas duas diagonais, que são perpendiculares e congruentes.
Resposta. Quadro, Mesa da carteira (cadeira), assento da carteira (cadeira), caderno, livro,tela do computador (na sala de computação), agenda, borracha (pode ser quadrada ou arrendondada). Espero ter ajudado!
Quadrados são figuras geométricas planas que possuem quatro lados congruentes e quatro ângulos retos, bem como algumas propriedades exclusivas.
O quadrado é um quadrilátero (quatro lados) regular com lados congruentes (mesma medida) e ângulos internos retos (90°). A soma dos ângulos internos é igual a 360°. É um polígono e um quadrilátero pelo fato de ter quatro lados.
Um quadrado possui 4 vértices e 4 lados. Já um triângulo possui 3 vértices e 3 lados. O retângulo possui 4 vértices e 4 lados. Um polígono é formado por arestas (que chamamos de lado) e por vértices (que são os encontros de duas arestas).
Como todos os ângulos do quadrado são ângulos retos, ou seja, ângulos que possuem 90º. Com base nisso, podemos concluir que cada vértice desse quadrado terá um ângulo externo de 180-90 = 90º. como temos 4 vértices, temos que a soma total dos ângulos externos de um quadrado é 4*90º=360º.
Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.
A soma dos ângulos externos de um polígono convexo sempre deve ser igual a 360°. Esse resultado não depende da quantidade e da medida de lados e ângulos desse figura. Entre os elementos de um polígono, estão os lados, vértices, ângulos internos e ângulos externos.
Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.
Em um triângulo, a medida de um ângulo externo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não-adjacentes a ele.