Para realizar o download do aplicativo e acessar o guia de instalação, acesse Navegador PJe. A partir de 7/03, os usuários do Processo Judicial eletrônico (PJe) devem adotar o Navegador PJe, distribuído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Caso não apareça o botão Avançado, clique aqui. Depois disso, na tela de boas-vindas do Shodö selecione a opção Teste de Assinatura: Na próxima tela, no campo Texto para assinar, escreva qualquer coisa.
Acesse: Menu Iniciar (1)→ Painel de Controle (2). Clique no item “Java (32 bits)”: Page 2 • Clique na aba “Segurança” e em seguida no botão “Editar Lista de Sites...”: • Clique no botão “Adicionar” : Page 3 • Informe o endereço “https://127.
Acesse o sítio do TJERJ (www.tjrj.jus.br) e em seguida, no menu lateral esquerdo, clique em Processo Eletrônico. Figura 1 - Tela do sítio do Tribunal de Justiça - selecionar opção serviços. Será aberta a página de apresentação do processo eletrônico, no final do quinto parágrafo, clique no link Assinador Livre.
A seguir, faça download do instalador do Shodö 1.
Recomenda-se a utilização do navegador homologado pelo PJe, Mozilla Firefox, em conjunto com o assinador Shodö, ambos em suas versões mais recentes disponíveis. Instruções para a instalação destes podem ser encontradas em nosso site, em https://trt15.jus.br/pje/suporte-ao-pje.
Shodõ será a nova ferramenta para assinatura digital do PJe a partir de dezembro. ... O Shodõ, que significa "arte da caligrafia", em japonês, é um aplicativo que deve ser instalado nos computadores de todos os usuários do sistema, inclusive advogados, procuradores e peritos.
No navegador Internet Explorer, clicar em Ferramentas / Windows Update. Em “Procurar no Microsoft.com por:” (canto superior direito da tela), digite Service Pack 3 e execute as instruções de instalação.
A versão do Java homologada pelo TRT4 para uso com o PJe-JT é a 6, update 21.
Para acesso ao PJe é necessário possuir um Certificado Digital ICP-Brasil A3 e ter alguns programas necessários instalados em seu computador. Para mais informações de como obter um certificado digital, visite: Como obter um certificado digital.
Para acessar o sistema, clique no link "Gerar nova senha" na tela de login do PJe, informe o CPF/CNPJ (apenas números), o e-mail cadastrado no sistema e clique no botão "Solicitar". O sistema encaminhará para o e-mail informado as instruções de cadastro de uma nova senha.
Qualquer pessoa pode ter acesso ao processo que tramita no PJe? No PJe, somente o advogado visualiza a íntegra das peças de atos processuais pela internet. O advogado cadastrado no PJe tem acesso não somente aos processos em que figura como procurador, mas a qualquer processo que não tramite em segredo de justiça.
Para cadastrar a senha, é preciso seguir o seguinte caminho no menu do PJe: Configuração / Pessoa / Cadastro de Senha. Depois, basta definir uma senha e atualizar. O login utilizado será o CPF de cada usuário.
Procedimentos para se cadastrar no PJe 1- Insira o seu certificado digital em seu computador. 2- Na página de login do PJe, clique no botão Certificado digital. 3- Insira a senha do seu certificado digital. 4- Confirme as suas informações pessoais no formulário apresentado.
Se você for parte no processo, vá ao fórum ao fórum ou peça para o advogado ir e pedir em seu nome a sua chave, para acessar o andamento e as peças do processo. O advogado acessa com o certificado digital dele, que é como uma senha de banco, que ele nunca vai (ou deve) emprestar para você.
A chave está disponível junto às informações processuais e é informada quando as partes são intimadas fisicamente (por mandado ou AR). O advogado sem procuração nos autos poderá visualizar a íntegra do processo utilizando a chave ou selecionando, na tela consulta processual, a ação “acesso à íntegra do processo”.
O passo a passo é bem simples:
Para encontrar o número do processo, você pode consultar no site do Tribunal Superior do Trabalho. Basta ter o nome completo da empresa ou do advogado, acesse a página do TST, clicando aqui. Essa é a forma mais simples de consultar o número do processo e ficar por dentro sobre o andamento de sua ação trabalhista.
Sim. No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".
"A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".