Sim, você pode dar cenoura para cachorro sem problemas! Rica em vitaminas e minerais, a cenoura é um alimento muito benéfico para os cães. Além disso, possui um sabor levemente adocicado, que é muito agradável não só para nós, mas também para os cachorros.
A saúde bucal do seu bicho de estimação agradece ao ingerir uma pequena porção semanal de cenoura, pois ela limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores do cão. Além disso, quando os dentes de um filhote estão nascendo, a gengiva costuma coçar muito e ao mastigar uma cenoura crua, o incômodo se torna menor.
O médico veterinário pode prescrever algum remédio para aumentar plaquetas em cães, transfusões de sangue, corticoides e ferro. É importante que você siga o que for prescrito para conseguir reverter a situação de plaquetas baixas no cachorro.
O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.
Entre as causas secundárias de trombocitose temos principalmente processos transitórios, que incluem perda de sangue, recuperação de trombocitopenia, pós-esplenectomia, infecção aguda ou processos inflamatórios e resposta ao exercício.
O excesso de plaquetas causa a coagulação anormal do sangue, caso clínico chamado de trombocitemia. Elas podem fazer com que formem coágulos espontaneamente causando o bloqueio de vasos sanguíneos levando ao formigamento, inchaço e dor na região.