EQST

Tem Custas Em Cumprimento De Sentença?

Tem custas em cumprimento de sentença? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Tem custas em cumprimento de sentença?

As custas judiciais na impugnação ao cumprimento de sentença podem ser cobradas, consoante Lei Estadual nº a partir de 1º de janeiro de 2008.No incidente de impugnação ao cumprimento de sentença, incide o disposto no art. 257 do CPC. Precedentes do Superior Tribunal de Justiça, inclusive em Corte Especial.

Quem paga as custas no cumprimento de sentença?

145, II da Constituição Federal informa que a cobrança só será devida pelo serviço público prestado. Ora, se foram cobradas custas processuais quando do ajuizamento da ação (processo de conhecimento), desnecessária a cobrança de novas custas apenas para o ato de cumprimento de sentença (art. 523).

Qual é o valor das custas processuais?

No caso especifico de ações regidas por procedimento comum, por procedimentos especiais do Código de Processo Civil e por embargos em geral as custas iniciais serão de 2% do valor da causa, sendo o mínimo R$ 345 e o máximo R$ 6.

É necessário preparo no recurso inominado?

Portanto, o prazo do recurso inominado será de 10 dias, a partir da ciência da sentença. O preparo, contudo, deverá ser realizados em até 48h após a interposição, independentemente da intimação. Afinal, os Juizados Especiais visam a celeridade processual.

Quem pode entrar com ação no Juizado Especial Cível?

Podem ingressar com ação no Juizado pessoas a partir de 18 anos, microempresas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Além de problemas de consumo, outros casos também podem ser levados ao JEC, como cobrança de dívida entre pessoas físicas, acidentes de trânsito e conflitos entre vizinhos.