198/2004, instituiu a política nacional de educação Permanente em saúde, como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. São agentes que poderão compor os pólos de educação permanente, exceto: a) Instituição de ensino superior.
TELESSAÚDE – Teleconsulta, Telediagnóstico, Teleconsultoria Código da questão: 12209 8)Que palavras caracterizam a dinâmica de roda proposto para gestão dos Polos de Educação Permanente em Saúde? Alternativas: Construir juntos, troca de experiências e restrição.
A partir da concepção ampliada da Saúde e de seus determinantes sociais, constrói junto às instituições parceiras e públicos-chave projetos em diversas áreas, tais como: Saúde Sexual e Reprodutiva; Prevenção ao uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas; Educação em Saúde Bucal; Saúde Visual; Alimentação saudável e ...
Fazem parte da estratégia GraduaSUS os seguintes Programas e Ações: I) Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). ... III) Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). IV) As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
A Educação Permanente gera a oportunidade de aprendizagem no trabalho, no qual o aprender e o ensinar são fundamentados nas atividades do quotidiano, possibilitando o crescimento profissional através da reflexão das práticas em serviço.
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde. ... Educação em Serviço, a qual compreende atividades de desenvolvimento dos profissionais que atuam no HUSM, por meio de cursos, palestras, seminários de capacitação interna e externa.
As ações de educação em saúde são inte- grantes do processo de transformação no modo de agir na saúde, para mudanças de conceitos, para além do curativo. Para tanto, o processo educativo deve estar presente nas atividades prestadas pela Estratégia Saúde da Família nas comunidades.
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo compreende as ações intencionais (planejadas) cuja finalidade (imediata ou futura) é a formação do aluno, segundo os critérios de uma teoria crítica da educação. ...
Formas de Planejamento: A ação educativa em nossa Escola Infantil é organizada sob a forma de Projetos de Trabalho, em que o processo de aprendizagem ocorre a partir da resolução de problemas significativos para o grupo de alunos, de acordo com a faixa etária.
Compreende-se que os objetivos da Educação em Saúde são de desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva.
Para tanto, há duas modalidades de educação no trabalho em saúde: a educação continuada e a educação permanente.
A educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano, havendo um consenso sobre o relevante papel de ações de promoção da saúde e de educação em saúde desenvolvidas dentro das escolas, garantindo a formação integral dos alunos.
Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; ... III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Princípios do SUS: Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.