O 1º par de arcos faríngeos já consegue ser visto na 24ª semana e possui 2 processos. O primeiro formará a maxila e o segundo formará a mandíbula. Logo aparecem outros três arcos como cristas arredondadas, dispostos obliquamente a cada lado da futura cabeça e pescoço do embrião.
As células da crista neural formadas a partir do ectoderma, migram para a estrutura em desenvolvimento da cabeça e do pescoço, onde dão origem aos processos frontonasal, mandibular e maxilar. Embora elas não produzam as células musculares, oriundas do mesoderma, elas determinam a forma da face.
O estomodeu vai dar origem à cavidade oral, delineada pelo epitélio oral derivado da ectoderme, que por sua vez vai originar os dentes e tecidos associados. ... O arco mandibular e os tecidos relacionados são as primeiras porções da face que se formam após o estomodeu, formando o primeiro arco branquial.
O aparelho branquial (ou faríngeo) delimita a faringe e originará as estruturas da cabeça e do pescoço. É constituído por: arcos branquiais; sulcos branquiais (entre os arcos, externamente), e bolsas faríngeas (entre os arcos, internamente).
Macrostomia, língua bífida, úvula bífida, freio lingual duplo, fenda labial e palatina (Fig.
Processo Maxilar → formará a maxila, o arco zigomático e a porção escamosa do temporal. Processo Mandibular (maior) → formará a mandíbula.
A maxila se desenvolve no período pós-natal, inteiramente por ossificação intramembranosa. Por não haver nenhuma substituição de cartilagem, o crescimento ocorre de duas maneiras: (1) por aposição de osso nas suturas que articulam a maxila ao crânio e a base craniana; (2) por remodelação superficial.
Tanto a proeminência maxilar quanto a mandibular se desenvolvem do primeiro arco faríngeo, enquanto a proeminência frontonasal é formada do mesênquima. As camadas ectodérmicas começam a tomar forma lateralmente à proeminência frontonasal, e se tornam os dois placódios nasais.
2.
O palato é uma membrana que separa a cavidade bucal das fossas nasais e onde se distinguem duas partes. O palato duro, também conhecido como abóbada palatina, a que correspondem os dois terços anteriores, tem uma forma arqueada e é constituído pela união dos ossos maxilar superior e palatino.
Conforme a língua desce para o assoalho da boca, ela deixa de separar as prateleiras palatinas convergentes, e elas eventualmente se fundem. Essa fusão forma o palato secundário. O forame (buraco) incisivo é o ponto de encontro das placas primária e secundária.
O palato primário é composto pela pré-maxila e os quatro incisivos. O palato secundário é formado pelos ossos palatinos e pelas cristas palatinas dos maxilares.
Em embriologia humana, se refere à porção do palato duro que é formado pelo crescimento de duas "prateleiras" palatinas medialmente e sua junção na linha média. Isto forma a maior parte do palato no adulto e encontra o palato primário no forâmen incisivo.
A fenda palatina, também chamada de fissura palatina, é uma anormalidade genética que ocorre durante a formação e desenvolvimento fetal, caracterizada pela presença de comunicação buco-nasal, em consequência da perfuração do palato (duro ou mole), onde é possível observar o septo nasal, assim como as conchas inferiores ...
As fendas lábio-palatinas são o resultado da união incompleta dos tecidos da face durante o desenvolvimento pré-natal. Como tal, são consideradas malformações congénitas. na maior parte dos casos desconhecem-se as causas.
Tanto fatores ambientais como genéticos podem estar envolvidos na formação de lábio leporino ou fenda palatina. O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...
“A fissura pode ter causa genética e pode estar associada ou não a outras anomalias. Pode estar relacionada ainda a fatores ambientais como obesidade e deficiência de vitaminas na mãe, ou ao uso de determinados medicamentos, cigarro e álcool no início da gestação”, observa Helder Aguiar.
Fissura labial é a separação do lábio superior em duas partes, algo que atinge um em cada 550 bebês no Brasil. Tal como a fissura palatina, a fissura labial é causada pela junção inadequada dos dois lados da face quando o bebê ainda está no útero.
Fumo e exposição passiva. As matrizes grávidas são recomendadas evitar fumar e exposição passiva ao fumo durante a gravidez. São recomendados um estilo de vida saudável e evitam fumar e beber o álcool.
Fenda palatina ou lábio leporino: Conheça as causas e tratamentos para essa fissura labial
Segundo ela, filhotes com essa condição podem até sobreviver e chegar à vida adulta, mas necessitam de um acompanhamento muito de perto dos tutores, que devem alimentá-lo de duas em duas horas. “Mesmo realizando o procedimento indicado pelos médicos ao pé da letra, é bem comum que o animal não resista e morra.
Experimente vaselina simples ou creme hidratante à base de petróleo, solúvel em água. Para evitar que os lábios gretem, tente proteger a sua bebé do vento quando forem passear e, quando possível, use um humidificador no quarto dela.
A manteiga de cacau fornece propriedades calmantes superiores e ajuda a pele do bebê a reter sua umidade natural. A vitamina E é um antioxidante natural que auxilia na hidratação da pele. Esta fórmula hipoalergênica, não oleosa, absorve rapidamente, deixando a pele macia e suave.
Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.
Hidratação. A hidratação da área ressecada é a maneira mais eficaz e adequada de tratar os lábios. Manteiga de cacau, hidratantes labiais e, em casos mais graves, pomadas usadas para evitar a assadura na pele dos bebês devem ser aplicadas.