Maria Montessori nasceu em 1870 e faleceu em 1952. Foi a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Começou a trabalhar com crianças com necessidades especiais na clínica da Universidade de Roma e posteriormente criou a Casa dei Bambini, um espaço educacional para crianças pobres.
O método Montessori na atualidade fomentaria o desenvolvimento natural das habilidades das crianças com base na exploração, na colaboração com outros colegas de turma, na curiosidade, no jogo e na comunicação. Saiba mais a seguir. Maria Montessori é a criadora de um método educacional que foi uma revolução.
Existem mais de 60 escolas montessorianas no Brasil, confira quais são e onde elas estão pela nossa lista.
O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com os estudos de Maria Montessori, em média, dos 18 meses aos 4 anos, a criança passa por um período de ordem. Esse é um período em que a criança começa a entender e, então, assimilar o resultado da repetição e da consistência das suas ações.
Segundo o mapa montessoriano feito pelo site Lar Montessori existem cerca de 35 escolas no Brasil que utilizam o método.
Atualmente, existem cerca de 25 mil escolas Montessori em todo o mundo - embora Associação Montessori Internacional reconheça que é difícil saber o número exato, porque as instituições não são obrigadas a se registar na associação.
De forma geral, o método Montessori: ... “Procura formar as crianças para a vida, saindo da esfera conteudista do ensino tradicional. Seu foco está em desenvolver os alunos de forma holística, abrangendo suas competências sociais, emocionais e intelectuais.”
Como começar uma escola Montessoriana