Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.
Durante uma transformação adiabática, os gases podem sofrer variações de temperatura, por exemplo, ao apertarmos um spray aerosol, o gás que está confinado em alta pressão é expelido em alta velocidade. Sua temperatura, então, cai bastante em virtude da enorme queda de pressão que o gás sofre ao deixar seu recipiente.
Na transformação isobárica dos gases, a pressão permanece constante e o volume aumenta ou diminui proporcionalmente à variação da temperatura. Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. ... Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
Podemos comprovar matematicamente por meio da equação dos gases perfeitos de Clapeyron, onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.
Um gás sofre transformação isotérmica quando tem sua pressão e volume alterados, mas sua temperatura é mantida constante. ... Denomina-se transformação isotérmica a transformação gasosa em que a temperatura do sistema permanece constante, ocorrendo variações apenas na pressão e no volume do gás.
Resposta. transformação isotérmica é quando a transformação gasosa em que a temperatura do sistema permanece constante, ocorrendo variações apenas na pressão e no volume do gás.
Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.
Significado de Isotérmico adjetivo Relativo, pertencente ou caracterizado por igualdade de temperatura; isotermo, homotermal. [Meteorologia] Nome dado à linha que liga todos os pontos em que a temperatura média de um dado período é a mesma: linha isotérmica.
Significado de Isométrico [Matemática] Diz-se de uma transformação pontual que conserva a distância de dois pontos quaisquer. Perspectiva isométrica, perspectiva cujos eixos de comparação são iguais.
Garrafa isotérmica ideal para manter bebidas geladas em acampamentos, pescarias, praias e viagens, seja para água, suco ou tereré. Produto livre de bisfenol (BPA Free), indicado para o uso com líquidos frios.
adjetivo Que pode ser entendido ou compreendido por poucas pessoas; hermético. [Por Extensão] Que é ensinado a um grupo restrito e fechado de pessoas. Refere-se à doutrina ou prática que se fundamenta em saberes sobrenaturais.
Exoterismo (do grego εξωτερική (éksôtérikí) - de fora, exterior) significa algo que está disponível de forma pública, sem limitações, ou universal. Muitas sociedades secretas dividem-se em duas secções: a exotérica ou "face pública" e a esotérica ou "oculta" (que se encontra atrás de portas).
Verificado por especialistas Portanto, exotérico significa o pensamento que Platão destinava aos seus escritos àqueles que estavam fora, no exterior da "Escola", enquanto esotéricos eram os pensamentos que Platão dedicava somente ao círculo de alunos no interior ou dentro da "Escola".
Esotéricos Algo hermético. Que é compreendido por poucas pessoas. 2. Ciência, doutrina ou prática com fundamentos sobrenaturais.
Não natural; que não nasceu no país nem na região onde habita; estrangeiro, importado: vegetação exótica. Etimologia (origem da palavra exótico). Do latim exoticus.a.um.
Esotérico, com s O adjetivo esotérico indica algo de difícil compreensão pelas pessoas comuns, como os conhecimentos de ordem sobrenatural. É sinônimo de hermético, obscuro, impenetrável, enigmático, misterioso e místico.
Surgiu em meados do século XV na Europa como um jogo de baralho. Somente no século XVIII é que adquiriu uma conotação de adivinhação e no final do século XIX passou a fazer parte do cerne do esoterismo moderno.
Esotérico tem sua origem na palavra grega esôterikós, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba.
Por isso, criou-se a Lei de Boyle, também conhecida como Lei de Boyle-Mariotte que diz o seguinte: “Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que determinada massa de gás ocupa um volume inversamente proporcional a sua pressão.”
A Lei de Charles é uma lei dos gases perfeitos. Esta lei diz respeito às transformações isobáricas, isto é, aquelas que se processam a pressão constante, cujo enunciado é o seguinte: À pressão constante, o volume de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
Muito conhecida como menina dos olhos, o orifício entre a córnea e o cristalino tem o nome de pupila. ... Em resumo, as pupilas isocóricas são aquelas que possuem o mesmo diâmetro e reagem igualmente à luz. Essa é a condição considerada normal das pupilas em questões clínicas.
Chamamos de transformação adiabática a transformação gasosa na qual o gás não realiza troca de calor com o meio externo. No estudo da Termologia chamamos de transformações adiabáticas aquelas transformações gasosas onde não há troca de calor com o meio externo. Sendo assim, na transformação adiabática o calor é zero.
Química. Acontece a transformação isocórica quando determinada massa de um gás é submetida a mudanças de temperatura que desencadeiam mudanças de pressão ou vice e versa, considerando-se que temperatura e pressão, nesse caso, são grandezas diretamente proporcionais, enquanto o volume do sistema permanece inalterado.
A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.
As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio ...