Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
Os guias curriculares que organizam as propostas oficiais quanto a conteúdos de ensino, metodologias a serem adotadas e procedimentos de avaliação têm funcionado como tecnologias de organização do trabalho pedagógico.
As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos, que nas interações, relações e práticas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,aprende, observa,experimenta, narra, ...
Este conjunto de definições sobre fins, objetivos, meios relativos ao processo educativo é o que se pode denominar currículo. O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura.
De acordo com o artigo A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão, a educação de jovens e adultos – EJA tem sua história muito mais tensa do que a história da educação básica.
Dentre os fatores históricos políticos e sociais que perpassam a Educação de Jovens e Adultos na Educação Brasileira pode - se citar: o trabalho precoce, políticas com falta de recursos e etc. ... Além disso, pode - se ver uma falta de organização política o que gera falta de investimentos na educação. Bons estudos!