Significado de Coerção substantivo feminino Ação de coagir, de forçar alguém a fazer alguma coisa; repressão.
A coerção traduz-se no ato ou direito de coagir, isto é, na possibilidade de impor algo coercitivamente. ... Diferentemente das normas da moral social, e dos usos sociais, a ordem jurídica serve-se da coerção, o que demonstra não ser possível dissociar a noção de direito da noção de coerção.
Coerção (do latim coertione) é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. ... Já os libertários veem os impostos como uma forma de coerção estatal.
A coerção social é um conceito do sociólogo Émile Durkheim em sua teoria sobre o fato social. É caracterizada pela pressão e repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo. Ela se manifesta através das leis e normas sociais.
Coerção social. ... Nesse sentido, a coerção social é caracterizada pela pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo (Tema muito presente na Sociologia de Durkheim e de Foucault). Tal repressão manifesta-se por meio das leis e as normas sociais.
Padrão social pode ser entendido como o conjunto de normas, costumes, regras e ideias intrínsecas a uma sociedade. ... Com o objetivo de se encaixar no grupo social, ele também passa a replicar esses comportamentos, mesmo sem perceber. Esse processo é conhecido como socialização.
O filósofo alemão Karl Marx definia a estrutura como a forma para produção social da vida, onde os homens estabelecem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade. ... A estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.