O hiperparatireoidismo primário é a causa mais comum de hipercalcemia. Isso se deve à liberação de PTH em excesso pelas glândulas paratireoides. Esse excesso ocorre devido à dilatação de uma ou mais glândulas paratireoides ou por um crescimento (geralmente não cancerígeno) em uma das glândulas.
Nesses casos, há risco de toxicidade e hipercalcemia, quando a taxa de cálcio no sangue está acima da considerada normal, e cujos sintomas podem ser fadiga, fraqueza muscular, náuseas e até anorexia e desidratação. A hipercalcemia é a desordem metabólica mais comumente associada ao câncer.
Riscos tóxicos A toxicidade é a capacidade inerente de uma substância em produzir efeitos nocivos num organismo vivo ou ecossistema. O risco tóxico é a probabilidade que o efeito nocivo, ou efeito tóxico, ocorra em função das condições de utilização da substância.
Todo excesso faz mal. Inclusive o de vitaminas. Um novo estudo sugere que a presença excessiva da vitamina B12, encontrada em carnes e em produtos lácteos, pode causar o aparecimento de acnes. É que, segundo os pesquisadores, uma bactéria ligada à acne libera moléculas inflamatórias, o que leva às indesejadas espinhas.
Logo, toxicidade é a capacidade que uma substância tem de causar dano a um indivíduo ou ao seu entorno.