está relacionado com o ato de se deslocar constantemente, de percorrer itinerários, de viajar. Por definição da atividade, um circo é itinerante porque nunca está num local de forma permanente.
Tanto é que a palavra circo tem origem no latim circus, que significa "círculo" ou "anel". O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas.
O circo-teatro surgiu no Brasil na primeira década do século XX, com a introdução de peças na parte final das apresentações. ... O circo familiar foi fundando no final do século XIX e encerrou suas atividades no final dos anos 1960. Passou por todas as fases do circo: variedades, pantomimas, circo-teatro e pavilhão.
O Circo-Teatro, assim como a commedia dell'arte, é organizado em tipos arquetípicos que orientam a encenação e distribuição dos personagens entre os membros da companhia.
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
Na Idade Média, vários artistas saltimbancos vagueavam pelas cidades demonstrando suas habilidades ao ar livre em troca de algumas contribuições. O primeiro a sistematizar a ideia do circo como um show de variedades assistido por um público pagante foi o inglês Philip Astley.
Quais características se alteraram da origem do circo para o circo contemporâneo? * 10 pontos Deixaram de existir palhaços. O meio de transporte deixou de ser carroças e apresentações com animais não são mais permitidas. As cores da lona do circo antes eram verdes e agora são coloridas.
Sinopse: Água, Terra, Fogo e Ar, serão representados pela arte milenar do circo, trazendo para a apresentação das crianças e adolescentes os quatro elementos que nos fazem sobreviver neste planeta, porém parecem esquecidos pelo mundo moderno.
Resposta. Resposta: 3- Palhaço, malabaristas, trapezistas e domadores de animais.
Engolidores de Espadas. Explicação: O circo tradicional é caracterizado por ser uma organização nômade e seus artistas são acrobatas, contorcionistas, balanceadores, escapistas, mágicos, malabaristas, mimos, monociclistas, palhaços, marionetistas, trapezistas, ventríloquos, e animais selvagens domesticados.