De acordo com ele, em média, 40 movimentos são feitos no jogo de xadrez e cada jogador escolhe dois movimentos entre 30 (embora possa haver menos movimentos, bem como nenhum - como no caso do xeque-mate ou empate - ou muitos como 218).
Jogadas do xadrez
Em uma partida de xadrez, temos alguns resultados possíveis, que são: vitória, derrota ou empate. No entanto, para que um jogador seja declarado vencedor de uma partida ele deve: * 1 ponto. a) É preciso dar um xeque mate, ou seja, colocar o Rei adversário em uma posição na qual seja impossível ele escapar.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
Como Arrumar o Tabuleiro de Xadrez
Bispo = 3,33. Torre = 5,1. Rainha = 8,8.
No xadrez ocidental, em notação algébrica de xadrez, as torres são dispostas nas colunas a e h, os cavalos em b e g, os bispos em c e f, a Dama em d e o Rei em e, estando as peças brancas na primeira fileira e as pretas na oitava. Os peões são dispostos na segunda fileira para as brancas e na sétima para as pretas.
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuıdas em 8 colunas verticais e 8 fileiras horizontais, cada uma com 8 casas.
Todas as peças, exceto o cavalo, movem-se em linha reta - horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Elas não podem se mover além do final do tabuleiro e retornarem no outro lado. O lado do tabuleiro é uma fronteira que não pode ser ultrapassada.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. ... Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.