O modelo para o benzeno consiste em duas formas de ressonância, que corresponde às ligações duplas e simples que se sobrepõem para produzir seis ligações de um e meio. O benzeno é uma molécula mais estável do que seria esperado sem contabilizar a deslocalização da carga.
Significado de Aromático Em que há fragrância; perfumado. Químico. Diz-se do composto que possui uma cadeia cíclica cujas ligações são duplas.
Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos.
Um composto heterocíclico é um composto que tem um anel, do qual fazem parte pelo menos dois tipos diferentes de átomos. Os compostos orgânicos heterocíclicos contém no seu anel um ou mais átomos diferentes do carbono. Exemplo destes átomos são oxigénio, nitrogénio ou enxofre.
A piridina é um composto aromático, muito utilizado na química, desde a área analítica, na análise de cianetos, até a industria das tintas e borracha. É também utilizada como solvente e catalizador.
Um composto alicíclico é um composto orgânico cíclico que não forma um anel aromático. Eles contêm um ou mais de um anel totalmente de átomos de carbono os quais podem ser tanto saturados quanto insaturados, mas não devem ter caráter aromático. Compostos alicíclicos podem ou não ter cadeias alifáticas laterais.
Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas.
Significado de Alifático adjetivo Diz-se dos corpos orgânicos acíclicos.
Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal.
Significado de Insaturação substantivo feminino [Física e Química] Qualidade e estado do que não é saturado; condição do composto orgânico formado por duas ou três ligações.
O carbono também se classifica levando em consideração a quantidade de outros carbonos a ele ligados. Desta forma, temos carbonos primários, secundários, terciários ou quaternários.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.