Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
Uma rotina de exercícios muito puxada, repetitiva e sem descanso entre os treinos pode fazer você sentir dores bastante fortes em qualquer parte do corpo, mesmo se você não for para a academia. Além disso, você pode sentir cãibras, espasmos musculares e formigamentos.
Depois de cerca de meia hora de exercício, o cérebro manda o corpo liberar endorfina, substância que regula as emoções e dão sensação de bem-estar. Assim, a endorfina alivia as tensões do corpo e melhora o mau humor. Apesar do cansaço, você se sente animado, leve e menos ansioso.
Sem orientação, malhar a mesma parte do corpo em dias seguidos pode prejudicar os resultados do treino e ainda aumentar o risco de lesão. Isso porque quando você "levanta peso" as fibras musculares se rompem.
Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
Sessões de HIIT são uma opção muito boa para complementar seu treino geral. Logo, não há necessidade de praticar a modalidade todos os dias da semana. ... Duas a três vezes por semana já são suficientes para trazer uma série de benefícios a seu corpo e sua saúde.
Quantas vezes por semana o HIIT pode e deve ser realizado? Paulo Gentil – Depende da intensidade. Mas, em termos gerais, um treino intenso só poderá ser realizado duas a três vezes por semana.
Vinte minutos. Não é preciso mais do que isso para entrar e se manter em forma. Ao menos é o que garantem os praticantes e educadores físicos especializados em High Intensity Interval Training, ou, em português, Treino Intervalado de Alta intensidade, simplificando, o famoso HIIT.
300 a 1.
400 kcal
Já imaginou perder de 150 calorias a 500 calorias em apenas 20 minutos de treino Hiit? Pois é, nos treinos intervalados de alta intensidade isso é totalmente possível.
Estimativa da Energia Queimada
O aparelho elíptico queima quase a mesma quantidade de calorias que a esteira, mas nele a sensação de esforço é menor e as articulações são poupadas. Nele, pode-se queimar de 200 a 400 calorias por hora e o condicionamento físico atingido é praticamente o mesmo que na esteira.
Estimativa da Energia Queimada
Uma hora de esteira gasta em média de 300 a 500 calorias e o mesmo tempo no elíptico elimina entre 400 e 500 calorias.
Dias alternados Você pode escolher 3 dias na semana para queimar calorias e outros 2 somente para trabalhar a musculatura com pedaladas lentas e pesadas no elíptico. Além disso, você também pode aumentar a dificuldade, obrigando o seu corpo a trabalhar mais e se condicionar ainda melhor.
O elíptico funciona como um simulador de caminhada, e uma de suas principais vantagens é o baixo impacto provocado pelo exercício, fator que torna o aparelho perfeito para novatos, idosos, pessoas que estejam acima do peso ou que tenham algum tipo de problema com as articulações do quadril, joelho e cotovelo.
Esteira, bike ou elíptico: qual exercício aeróbico é melhor para...
Elíptico: os 5 melhores para uso residencial