Na Odontologia, podemos definir articulador como um aparelho mecânico usado para representar a articulação têmporo-mandibular dos homens, reproduzindo os movimentos mandibulares que são importantes principalmente para confecção de próteses.
ARTICULADOR SEMI-AJUSTÁVEL (ASA) É um aparelho capaz de simular as ATM's reproduzindo os movimentos mandibulares essenciais à uma oclusão satisfatória. ... Desvantagens: Montagem mais complexa; Introdução de erros na montagem; Não compatibilidade entre articuladores.
Levantar o ramo superior do articulador e colocar uma porção de gesso em cima do modelo. Colocar também uma pequena quantidade de gesso sobre a Placa de Montagem do ramo superior. Com uma mão, manter o garfo e o modelo em posição, para evitar qualquer movimento inesperado.
O articulador que estudaremos é um articulador semi-ajustável do tipo ARCON (Articulador Côndilo). Nesse tipo de articulador temos duas esferas condilares fixas no ramo inferior representando assim os côndilos, eles são mais didáticos por estar mais próximos a anatomia da articulação Temporomandibular.
Movimentos limites ou bordejantes Durante a abertura da boca, movimentos laterais e para frente são controlados pela forma dos ossos e pela ação dos músculos e ligamentos, enquanto o ponto final do movimento de fechamento da mandíbula é controlado pela oclusão dos dentes.
O movimento seguinte é a translação da mandíbula para trás, enquanto se mantêm os dentes em leve contato. Quando os incisivos inferiores encontram os superiores, a mandíbula deve abaixar um pouco para permitir que os dentes se cruzem. Daí a mandíbula se desloca até chegar à oclusão central (Fig. 7).
A articulação temporomandibular executa dois tipos de movimentos, rotação e translação.
A ATM é sustentada pelos seguintes ligamentos: Ligamentos colaterais. Ligamento temporomandibular. Ligamento estilomandibular.
O disco articular é uma estrutura bicôncava, flexível, formado por tecido conjuntivo fibroso denso, normalmente situado entre o declive posterior da eminência articular e a superfície ântero-superior do côndilo, dividindo o espaço articular em dois compartimentos, superior e inferior.
A cápsula articular é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares, possuindo duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).
A cápsula fibrosa é um tecido conjuntivo liso e transparente que recobre o rim e mantém o seu formato protegendo-o.
Membrana Fibrosa: É a camada externa. É formada por tecido conjuntivo denso. É resistente e ela pode ser reforçada por faixas fibrosas mais espessas que são os ligamentos capsulares.