Debret, como já dito anteriormente, representa cenas e características do cotidiano e da sociedade brasileira, como casas, ocas de índios, rostos de pessoas (para tentar mostrar as características do povo brasileiro).
Pintura
Resposta: Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848), foi um pintor, desenhista e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.
Debret conseguiu contribuir imensamente para a construção da imagem nacional do Brasil, haja vista que suas telas captaram a atmosfera de um período da formação da nação brasileira, estimulada pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto ...
Resposta. Resposta: Ele não fez por escolha de retratar, ele veio ao Brasil a mando de Dom João VI que Dom João queria que ele retratase as belezas do Brasil e Dom João não escolheu ele atoa.
1816
O grupo ficou conhecido como Missão artística francesa. ... Já a missão tinha o objetivo de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil, e acabou influenciando o cenário artístico brasileiro, além de estabelecer um ensino acadêmico inexistente até então.
28 de julho de 1848
Paris, França
Jean-Baptiste Debret foi um pintor francês de grande importância para a história da arte no Brasil. ... No Brasil, suas obras mostram paisagens, cenas cotidianas e a cultura do povo brasileiro. Suas pinturas contém cores vivas e cheias de energia. Suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas.
A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, dinamizou o panorama das Belas Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.
A Missão Francesa representou, portanto, a profissionalização artística, formando uma geração de pintores e arquitetos. Além disso, deixou um acervo que registrou tipos humanos e cenas do cotidiano do Brasil colônia.
Foi com a vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil que em 1816, foi criada a Escola Real das Ciências, Artes e Ofício do Rio de Janeiro, que após dez anos foi transformada em Imperial Academia e Escola de Belas Artes.
O projeto inicial de criação esteve relacionado não só às artes, mas também aos estudos das ciências naturais, físicas e exatas, voltados para o desenvolvimento do reino. Os professores da Academia eram, em sua maioria, do grupo que ficaria conhecido como “missão francesa”.
Dom João VI
Seu objetivo era fornecer o ensino de artes com um viés mais profissional, aplicado aos ofícios e às nascentes atividades industriais, mas as dificuldades financeiras para a implantação de oficinas o levou a se concentrar no ensino das Belas Artes.
Ao lado da profusão de retratos do imperador e do registro de comemorações oficiais, parte dos artistas acadêmicos envolve-se na construção de uma memória da nação, de timbre romântico, com a eleição de alguns emblemas: o índio é um dos mais importantes - por exemplo, Moema (1866), de Victor Meirelles (1832-1903), ...
São responsáveis, ainda, pela organização de exposições, concursos e prêmios, conservação do patrimônio, criação de pinacotecas e coleções, o que significa o controle da atividade artística e a fixação rígida de padrões de gosto. ...