Mendonça, Mencia e Capellini (2015) ressaltam que, para identificar alunos com AH/SD, deve-se utilizar uma variedade de instrumentos e técnicas, tendo em vista, que o potencial desses indivíduos pode ser expresso de diferentes maneiras. O desempenho escolar também tem sido consistentemente avaliado.
Sobre isso, qual seria a maneira mais assertiva para realizar a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação? ... e)Por meio de avaliação com um médico neurologista, que indicará a realização de exames de neuroimagem para observar os indicativos ou não de altas habilidades/superdotação.
Há vários fatores que precisam ser levados em conta como idade, história de vida, todas as inteligências (não apenas o QI), habilidades em qualquer área que seja, potenciais ainda não realizados, dentre outros”. Ele explica que, até o momento, a ciência entende que a superdotação é uma aptidão inata.
Diagnóstico: Avaliação Neuropsicológica e testes de QI Qualquer pessoa pode ser submetida a uma avaliação de QI, basta passar por um neuropsicólogo ou psicólogo habilitado a fazê-la. Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar Altas habilidades/ superdotação de crianças apenas talentosas ou prodígios.
A Superdotação caracteriza-se por um desenvolvimento intelectual acima da média, podendo representar especificidades em diversos campos do conhecimento.
As altas habilidades/superdotação são vistas apenas como habilidades intelectuais acentuadas. ... A medida do QI é considerada como uma forma de avaliação exclusiva e definitiva para superdotados. III. Superdotados não são pessoas que possuem valores superiores e saberes inquestionáveis.
Entre os tipos de altas habilidades/superdotação, apontam-se tra- dicionalmente: o tipo intelectual, que apresenta flexibilidade, inde- pendência, fluência de pensamento, produção intelectual, julgamen- to crítico e habilidade para resolver problemas; o tipo social, que revela capacidade de liderança, sensibilidade ...
Entre os problemas, que têm sido apontados entre superdotados que necessitam desses serviços, salientam-se o perfeccionismo e medo do fracasso, ambivalência a respeito de si mesmo, baixa auto-estima, subrendimento, desvio das normas impostas pela família e pelo grupo de mesma idade, além do isolamento social.
O talento manifesta-se num campo específico de interesse do indivíduo. A superdotação constitui um aspecto básico da personalidade da pessoa talentosa, que lhe propicia revelar seu talento num nível superior, de maior abrangência, tanto cultural quanto social.
Este teste foi criado pelo psicólogo francês Jean-Charles Terrassier para identificar superdotados entre crianças de 6 a 12 anos. Se o seu filho fizer mais do que 20 pontos (num total de 39), ele tem, provavelmente, uma inteligência acima da média. Para cada resposta positiva, você deve somar os pontos correspondentes.
A Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski , o modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné , o Círculo dos Três Anéis de Renzulli , o modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner e o modelo WICS de Sternberg são estudos que se destacam. São modelos diferentes que não se excluem,mas se completam.
Confira 5 dicas:
Tipo Intelectual – apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas.
Os instrumentos ópticos baseiam-se em princípios da óptica e têm a finalidade de facilitar a visualização de determinados objetos. ... Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc.
Neste sentido, algumas práticas educacionais têm sido usualmente indicadas para o trabalho com o aluno superdotado (Alencar, 1986; Fleith, s.d.; Renzulli, 1986). Dentre elas, podem ser ressaltadas o enriquecimento curricular, a aceleração, a compactação do currículo e a diferenciação curricular.
É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação: ... é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.