Um corpo é neutro quando possui a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando um objeto neutro perde elétrons, ele passa a ter mais prótons, ou seja, excesso de cargas positivas. Pode-se concluir então que ele fica eletrizado positivamente.
2) Por que quando atritamos dois canudos na roupa eles se repelem? Porque quando atritamos os canudos na roupa estes passam a possuir carga elétrica, através do fenômeno de indução por atrito, iguais. Como as cargas são iguais eles se repelem.
Quando as duas cargas possuem o mesmo sinal, a força é repulsiva e quando as duas cargas possuem sinais contrários as forças são atrativas. As forças elétricas obedecem à terceira lei de Newton: A força que uma carga exerce sobre a outra é igual em módulo e de sentido contrário à que a outra exerce sobre ela.
Resposta. Pois ao atritar o canudo na roupa ele ganha novos elétrons e fica com um excesso deles, atraindo pequenos objetos que estejam com as cargas equilibradas. Pois ambos ficam com excesso de elétrons e cargas negativas se repelem, assim como cargas opostas se atraem.
oi! É necessário o atrito para que gere eletrizacao, se vc apenas encostar não vai ter nenhum tipo de interação. Mas se o canudo estivesse carregado no início é tivesse contato com o papel iríamos ter eletrizacao por indução.
Força elétrica Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.
É possível atrairmos pedacinhos de papel com um canudinho de plástico, previamente atritado com flanela. ... Os pedacinhos de papel absorvem umidade do ar, o que permite que, com a proximidade do canudinho eletrizado, sofram indução eletrostática, sendo, dessa forma, atraídos, mesmo continuando eletricamente neutros.
Resposta. Alternativa C,por exemplo:se você esfregar uma caneta no cabelo,essa caneta fica cheia de cargas neutras podendo atrair pedaços de papel.
Sem entrar em muitos detalhes, podemos dizer que a energia estática é uma acumulação de cargas elétricas na superfície dos objetos, principalmente, quando os elétrons se movem de uma superfície para outra através do nosso contato. Caso as superfícies sejam isolantes, esses vão acumular carga elétrica.
A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.