O movimento simples dos braços e as pernadas do crawl fazem com que ele trabalhe bastante bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral e músculos interiores da perna. Como pode ser feito em diferentes intensidades e seu movimento não envolve muito esforço das articulações e dos músculos, ele não contém contraindicações.
Para a parte superior do corpo, a academia oferece equipamentos e treinamentos de alta intensidade para os ombros e os abdominais, mas em termos de resistência, a natação é melhor para fortalecer a parte superior do corpo.
Todas as modalidades da natação irão trabalhar de alguma forma os músculos do abdômen, principalmente na região das costelas (serrátil anterior), além do músculo do pescoço (esternocleidomastoideo), da grande dorçal e do braço (supinador e pronador).
Uma nadadora a praticar natação de recreação.
A natação é uma atividade física baseada na capacidade humana de se locomover na água (nadar). Há relatos e indícios da prática do nado há milhares de anos. Como esporte, a natação aparece em competições desde meados do século XIX. ... A natação é um dos esportes mais praticados em todo o mundo.
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
Todas as provas da natação nas Olimpíadas são disputadas em piscina de 50 metros de comprimento, com 3 metros de profundidade. A temperatura da água deve ser mantida entre 25ºC e 27ºC. São usadas oito raias, com 2,5 metros de largura cada. As provas e 200 metros têm eliminatórias, semifinais e finais.
Para entendermos melhor essas diferenças e aproveitar o período das Olimpíadas, vamos voltar um pouco na história do esporte. Foi na edição dos Jogos Olímpicos da Grécia, em 1896, que a modalidade natação foi disputada pela primeira vez.
Foi em 1896, na edição dos Jogos Olímpicos da Grécia, que a natação foi incluída e disputada pela primeira vez. No ano seguinte, como relatamos anteriormente, a modalidade chegou ao Brasil.
Entrou para as Olimpíadas na primeira edição da Era Moderna, em 1896 na cidade de Atenas. Doze anos depois, era fundada a Federação Internacional da Natação, que hoje regulamenta simultaneamente outras modalidades aquáticas, como o nado sincronizado, polo aquático e os saltos ornamentais.
1920
A natação, ato de nadar, existe há milênios. ... De fato, sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores: registros mostram que no Antigo Egito, em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo. O registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.
Principais Regras de Natação A natação deve ser praticada em uma piscina denominada olímpica, que deve ter uma área de 50×25 metros e 3 metros de profundidade. Espaço Ocupado– A piscina é dividida em 8 partes iguais quando a competição for na modalidade chamada natação pura.
Esse nado requer uma ondulação para cima e para baixo do corpo, os quadris devem se elevar acima da superfície durante a batida para baixo da primeira pernada e abaixarem um pouco abaixo da superfície durante a batida para cima subsequente. A cabeça deve entrar na água quando as mãos entram, mas não excessivamente.
Uma descida vertical é executada. Quanto mais altura se alcança, melhor a nota, desde que o alinhamento vertical seja observado. O tempo gasto na descida, o giro do corpo e a extensão da perna devem ser sincronizados. Na descida, o alinhamento vertical deve ser observado até total submersão dos pés.
Regras Relacionadas as Corridas com Barreiras
Na posição básica para o arremesso de peso, a esfera deve estar posicionada entre o pescoço e o ombro do atleta e o arremesso em si será realizado com os dedos, em vez do uso da palma. O atleta tem a opção de girar sobre o próprio eixo, para aumentar o impulso, e distende o braço, arremessando a esfera.
O objetivo é saltar a maior altura sem derrubar a barra. Todos os competidores têm direito a três tentativas a cada altura colocada, mas têm o direito de 'passar' aquela determinada altura e avançar para outra maior sem ultrapassar a menor.
Os atletas competem em dez provas: corrida de 100m, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara, corrida de 1500m, corrida de 400m e corrida de 110m com barreira. Já no heptatlo é específico para mulheres.
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ... As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros.
Heptatlo – 100 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, 200 metros, salto em comprimento, lançamento de dardo e 800 metros. O heptatlo veio substituir o pentatlo original, modalidade que combinava cinco disciplinas, a partir do ano de 1984 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
No total, 13 instituições foram representadas pelos 160 alunos que participaram das disputas. Entre elas, as provas de campo, como: arremesso do peso, lançamento do martelo, do dardo e do disco, salto em altura, em distância e com vara.
O heptatlo é uma competição de atletismo composta por sete provas combinadas. Nos Jogos Olímpicos, é uma modalidade exclusivamente feminina. As provas que compõem o heptatlo são: corrida de 100mcom barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 20m, corrida de 80m.
As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4x100 metros e 4x400 metros. São realizadas entre equipes, cada qual com 4 atletas. A regra é: cada um desses atletas faz ¼ da prova. Ao fim do seu percurso, o atleta entrega um bastão para o atleta seguinte.