A expressão "tambor-pulmão-corda" se refere a uma técnica de programação desenvolvida usando a Teoria das Restrições. O tambor determina o ritmo para a restrição. O pulmão é um mecanismo de tempo usado para proteger o gargalo das incertezas.
O que é a Teoria das Restrições?
Nos arranjos musicais, o Tambor (ou percussão) é quem dita o ritmo e a “velocidade” das composições, por esse motivo o gargalo foi batizado de Tambor do processo produtivo. ... É importante determinar qual é o gargalo da produção pois, dessa forma, pode-se atuar sobre ele para reduzir o tempo de execução.
O posto gargalo é aquele que possui menor capacidade de produção ao longo do fluxo do processo e, assim, determinará a capacidade total do sistema produtivo. ... Por isso o nome da teoria, pois o gargalo é a restrição que limita a empresa de produzir e faturar mais.
Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo. Com isso, a produção da indústria é limitada à capacidade ou velocidade do gargalo.
O que são gargalos operacionais? Quando a produção não vai bem como a gestão espera, significa que há algo interferindo em seu fluxo. Esses pontos que prejudicam o trabalho são conhecidos gerencialmente como gargalos e significam um grande sinal de alerta.
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período. Claro que é preciso levar em consideração o tipo de serviço prestado, que pode ser atendimento ao cliente, por exemplo, além da qualidade.
5 dicas de como eliminar gargalos de produção na sua empresa
Só que nem sempre eles são conduzidos da forma mais produtiva e eficiente, tomando assim mais tempo, esforço e dinheiro durante todo o processo.
Quais são os principais gargalos dos processos produtivos?
Gargalo operacional é uma etapa de uma cadeia de tarefas de um processo de negócio que não tem capacidade suficiente para permitir que o fluxo de tarefas corra normalmente, causando, assim, uma limitação que impede que as tarefas seguintes sejam realizadas e faz com que as anteriores se acumulem.
Veja abaixo quais são os cinco principais gargalos de produção.
A especiação química permite conhecer as diferentes formas químicas de minerais em uma matriz. A extração sequencial identifica as diferentes frações químicas que um metal está na amostra.
Ambientes aquáticos são sistemas dinâmicos, onde metais e metaloides transformam-se constantemente e são mobilizados em diferentes formas químicas na presença de substâncias orgânicas, inorgânicas e material particulado.
A especiação simpátrica diferencia-se da alopátrica pela ausência da separação geográfica. Nessa especiação, duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento entre as mesmas, resultando em diferenças que levarão à especiação, ou seja, a uma nova espécie.