A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 1023 e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) existente em 1 mol de substância.
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
O químico italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro (1776-1856) propôs, a partir de seus estudos, que uma amostra de um elemento ou substância, com massa em gramas numericamente igual à sua massa atômica, apresentaria sempre o mesmo número de entidades ou partículas.
Amedeo Avogadro
Constante de Avogadro. A constante de Avogadro é um número bastante utilizado pelos químicos para determinar a quantidade de entidades (átomos, moléculas ou partículas fundamentais) de uma certa quantidade de matéria.
A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas). Essa lei está relacionada ao volume molar de gases. ... A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.
Um mol contém exatamente 6,× 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixado para a constante de Avogadro, NA, quando expresso em mol–1, e é chamado de número de Avogadro.