Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.
Leite e queijos O iogurte sem lactose e rico em probióticos é o único indicado para consumo em caso de diarreia.
Maçã (sem casca) A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.
“O café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, irritando o órgão e causando dor, desconforto e até mesmo azia”, diz Paula Berardi Yousef, nutricionista da Clínica de Medicina e Estética Bioderma, especialista em nutrição funcional do esporte e professora de Nutrição da Universidade Positivo (UP).
“O café não faz mal para o nosso intestino, é um alimento saudável quando consumido de forma moderada. Nós geralmente sentimos essa vontade imediata de ir ao banheiro porque às substâncias contidas no café estimulam o cólon – uma parte do intestino grosso”, afirma Moreira.
A hipótese dos investigadores é que o café de alguma forma atinge o tecido eptelial que reveste o estômago e o intestino delgado. A bebida promove a liberação da gastrina, um hormônio produzido no interior do estômago e conhecido por aumentar a atividade motora do cólon (a maior porção do intestino grosso).
Na dieta da síndrome do intestino irritável, é importante evitar alimentos que sejam estimulantes como o café, chocolate, bebidas energéticas, chá preto e chá verde, além de também não ser recomendado o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos que contenham corantes artificiais.