Em microeconomia, a isoquanta da Teoria da Produção é parecido com a curva de indiferença da Teoria do consumidor. ... Isoquanta é portanto, o conjunto de todas possíveis combinações dos insumos 1 e 2 que são exatamente suficientes para se produzir um determinado montante de produção.
O produto total de uma empresa representa a soma total do que ela produz, enquanto o produto marginal representa a produção adicional decorrente do aumento de um único insumo. ... Uma empresa pode chegar a um ponto em que aumentar a entrada realmente diminui a produção total.
Um mapa de isoquantas é um conjunto de isoquantas o qual a escolha particular de uma delas, corresponde á escolha da quantidade que o empresário deseja produzir, dependerá dos custos de produção e da demanda pelo produto da firma.
Quando o produto total começa a cair, significa que a produtividade marginal passou a ser negativa após o produto total atingir seu máximo. A produtividade média continua positiva (mas declinante) e superior à produtividade marginal.
A função de produção relaciona o produto às quantidades e combinações de insumos necessários para que a produção possa ser concretizada. No curto prazo, existem alguns insumos (ou fatores de produção) que são fixos e outros que são variáveis. Já no longo prazo, todos os fatores de produção são variáveis.
As tarefas comuns em um departamento de produção e operações incluem: programação, previsão, compra, design, manutenção, gestão de pessoas, análise de fluxo de informação, relatórios, montagem e testes.
O propósito fundamental da função produção é reunir recursos (inputs) que serão transformados em bens e serviços (outputs). ... A existência dessa variação na função produção entre as organizações torna confusas as fronteiras práticas da mesma.
No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
O objetivo principal da administração da produção é produzir bens e serviços com a qualidade certa, quantidade certa, no momento certo e com custo mínimo. Também tenta melhorar a eficiência.
Através disso, pode-se dizer que a função produção contribui para se atingir a idéia de vantagem baseada em produção, mas isso só é possível através dos cinco objetivos de desempenho (vantagens) da função de produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Quando se trata da administração da produção, devido à sazonalidade que ocorrem nas oscilações de mercado, de fato, fica difícil prever o futuro, pois depende das variáveis, muitas vezes por questões de economia, climática ou até mesmo de cultura. Dessa forma, é necessário a organização conhecer esse futuro.
A gestão da produção é uma atividade inerente a toda atividade comercial, seja ela agroindustrial, industrial ou de serviços. Como resumido pelo próprio SEBRAE: gerenciar é saber o que fazer e como fazer, de maneira eficiente e barata.
A produção é todo o tipo de atividade que visa a origem de um serviço, objeto ou produto. A produção também está relacionada com a diferença entre o volume do que se produz com os bens consumidos, pois é o que determina o valor acrescentado a estes recursos, apontando se haverá ou não lucro para a empresa.
1 criação, elaboração, formação, geração, realização. Fabricação: 2 construção, fabricação, fabrico, manufatura, manufaturação, montagem.