O papel do Educador Físico não se resume somente a prescrição dos exercícios, este profissional também irá trabalhar com a quebra de paradigmas a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar ...
No que diz respeito ao tratamento de doenças, o profissional de educação física irá avaliar quais são as limitações físicas e que adaptações devem ser desenvolvidas para garantir uma prática segura, sustentada e capaz de ser realizada, seja ela ao ar livre, na academia de ginástica ou dentro de casa.
A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.
Para que o profissional de saúde possa atingir com excelência seu desempenho nas práticas educativas, requer que o mesmo possua proximidade com a realidade com a qual será objeto de trabalho, além de possuir visão crítica da sua atuação, bem como reflexão do seu papel como educador (FERNANDES et al., 2010).
Evidências comprovam que a prática regular de atividades físicas orientadas tem uma grande importância na melhora da qualidade de vida da população, podendo verificar essas relações com o sedentarismo, que é um fator de risco para doenças metabólicas e coronarianas, e o estilo de vida ativo como prevenção, sendo estes ...
Desde 1997, com a publicação da resolução 218 do Conselho Nacional de Saúde, a Educação Física já era reconhecida como integrante da área da saúde.
O profissional de Educação Física na promoção da saúde A sociedade sabe cada vez da importância da atividade física regular na promoção da saúde, na prevenção de doenças e lesões e, dessa forma, a adesão a um estilo de vida mais ativo vem aumentando na população. Existem comprovações científicas disso.
Com a inserção do Profissional de Educação Física na ESF, através do NASF, possibilitando a sua prevenção e manutenção, por meio da prática de atividades físicas regular, o que proporciona a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com DCNT, e de beneficiar a saúde individual e coletiva.
A partir do NASF-AB, o profissional de Educação Física passa atuar na Atenção Básica, sendo esta a porta de entrada do SUS, devendo realizar um conjunto de ações de saúde nos âmbitos individual e coletivo, dadas por amplo atendimento.
Como citado por Silva et al (2013) o “o profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva”.
“De um modo geral, os profissionais de educação física que atuam dentro dos ambientes hospitalares e clínicos vão trabalhar principalmente com reabilitação e recuperação da saúde cardíaca, como em pacientes submetidos a revascularizações, pontes de safena e colocação de estentes.
No caso de um profissional liberal do campo da educação física, podemos citar um personal trainer, que utiliza livremente os seus conhecimentos para prestar os seus serviços por conta própria. Como outros exemplos, em campos diferentes, podemos citar os médicos, jornalistas, advogados, etc.
O profissional liberal é aquele que pode trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais, mas precisa estar registrado a uma ordem ou conselho profissional.
Formas de se manter regularizado como profissional liberal
Ou seja, a Educação Física neste processo de globalização está sendo cerceada pelo capitalismo tornando-se um meio de exploração. Promovendo o comércio de mercadorias no qual o lucro é o único objetivo.
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.
As aulas de educação física têm como objetivo proporcionar ao aluno uma qualidade de vida diferenciada com relação à realidade fora da escola. É preciso que dentro da educação física o aluno encontre o apoio necessário para seu desenvolvimento social, motor e cognitivo.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...