O que importa para um líquido flutuar sobre outro é a sua densidade e não sua viscosidade. O óleo é menos denso do que a água. ... Os dois líquidos não se misturam porque as moléculas da água possuem mais afinidade umas com as outras e são mais unidas - resultado do que a química chama de polarização elétrica.
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores.
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.
É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores. O resultado desta quebra de cadeias carbônicas são moléculas leves (3 a 12 átomos de carbono).
O craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de ...