O sistema de alimentação é composto basicamente por um tanque de combustível, linhas de combustível, um filtro, uma bomba e um sistema injetor, podendo ser um carburador ou injeção eletrônica.
O sistema Common Rail O sistema é composto por uma bomba de injeção, o rail, os injetores, sensores que detetam as condições de funcionamento do motor e uma centralina (ECU) que gere todos os componentes. A bomba, acionada pelo motor, aumenta a pressão do combustível.
Injeção Diesel Eletrônico
Quais são as peças que compõe o sistema de injeção eletrônica? O sistema de injeção é composto basicamente por: sensores, atuadores, unidade de controle eletrônico e bomba elétrica.
Em suma, a unidade injetora funciona mais ou menos como um cilindro hidráulico, multiplicando a força do óleo de alta pressão e aplicando essa força a um pistão.
O sistema Common Rail de injeção eletrônica Diesel é um dos mais modernos e flexíveis sistemas de injeção existentes no mercado, preenchendo todos os requisitos de níveis de emissões e ao mesmo tempo oferecendo baixo nível de ruído e consumo, alto conforto e potência ao usuário.
1600 Bar
O diesel quando introduzido na câmara por meio de um injetor, entra em contato com o ar aquecido sofrendo a combustão. ... Isso quer dizer que o ar aquecido devem atingir a temperatura necessária para que em contato com o combustível o motor ligue.
Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada.
A bomba injetora em um motor diesel empurra o combustível para o motor e garante que esteja na pressão adequada. Se esta bomba falhar, o motor não receberá o combustível necessário para funcionar. Para resolver o problema, a bomba injetora de diesel deve ser retirada do veículo e substituída por uma nova.
Os motores do ciclo diesel ou motores de ignição por compressão utilizam o aumento da temperatura devido a compressão de uma massa de ar para dar início a reação de combustão. Somente ar é admito. Após a compressão, o combustível é pulverizado na massa de ar quente dando início a combustão.
O funcionamento básico do motor 4 tempos, independente do combustível utilizado é resumido em quatro etapas: admissão, compressão, combustão e exaustão.
Os 4 tempos - Admissão; compressão; expansão; escape, realizam-se durante 2 voltas completas da cambota, ou seja em 4 cursos do êmbolo. Resumindo: 1 - Admissão (do ar); 2 - Compressão (do ar); 3 - Expansão (dos gases de combustão); 4 - Escape (dos gases da combustão).
Como você viu até aqui, o motor a diesel não tem uma vela de ignição e faz a queima do combustível a partir da compressão em alta temperatura. Além disso, o motor chama a atenção por apresentar um menor consumo de combustível, maior vida útil e poluir menos o meio ambiente.
O diesel é um dos tipos de combustíveis mais consumido no mundo. Em praticamente todos os países, a frota é predominantemente movida com ele, exceto as motos. Por causa de algumas limitações mecânicas, quase não existem motos à dieselno mundo.
Bosch e NGK são as melhores marcas de vela de ignição. Não confunda as velas de ignição para motores de motosserras com os modelos de motorização automotiva. Velas de platina e irídio duram mais quilômetros e conduzem melhor a energia.