Sobre a Gramática. A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: ... Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta.
Gramática normativa é o que conhecemos como norma culta. As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado: regência verbal e nominal, flexões de gênero, número e pessoa, colocações das palavras nas frases, pronúncia e acentuação.
Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. ... A Gramática apresenta as regras, mas quem movimenta e faz da língua um sistema vivo e mutável somos nós, agentes da comunicação.
Morfologia se refere ao estudo da estrutura, formação e classificação das palavras da Língua Portuguesa, dividindo-se em diferentes classes. ... Desta forma, a morfologia se divide em dez classes gramaticais. Assim, temos: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo.
Verbe. Denys le Thrace. A gramática de Dionísio Trácio (“τέτνη”) é considerada a primeira gramática do Ocidente, embora ele não tenha sido o primeiro a pensar sobre uma língua ocidental: Aristóteles, os sofistas e os estoicos também já haviam tido esse interesse, embora dentro do âmbito filosófico.
A primeira edição da Moderna gramática portuguesa, de Evanildo Bechara, publicada em 1961, começou a ser escrita como uma proposta de atualização da Gramática Expositiva(1907), de Eduardo Carlos Pereira1.
Em Portugal, onde já se falava Português há alguns séculos, a Gramática da Linguagem Portuguesa que Fernão de Oliveira pulicou em 1536, e a Gramática da Língua Portuguesa (1540), de João de Barros, são as primeiras gramáticas do Português, escritas em Português.
Em todos os aspectos - fonética, morfologia, léxico e sintaxe - a língua portuguesa é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no Século III a.C., com influências menores de outros idiomas e com um marcado substrato céltico.
A Língua Portuguesa foi influenciada não somente pelo latim, no qual já estamos acostumados a ouvir. A língua também recebeu influência das línguas indígenas e também pelas africanas. Isso ocorre porque quando o Brasil sofreu a colonização dos portugueses naquela época esses povos também habitavam o mesmo local.
A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.
Dessa forma, a língua portuguesa se originou basicamente da mistura da língua lusitana com o latim vulgar, quer dizer, o latim falado em todo Império Romano, com suas variações de território para território, sofrendo influências das línguas dos diversos povos que compunham o império e dos povos que chegariam depois.
Conheça algumas línguas que enriqueceram o vocabulário do português brasileiro. Árabe, iorubá, tupi, cantonês, catalão, provençal.
Assim, o idioma português foi se juntando à família linguística tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi. Os índios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialeto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa "língua geral", o Tupinambá.
Veja a lista com 9 países que possuem a língua portuguesa como idioma oficial:
É isso mesmo, os africanos contribuíram muito na formação do nosso idioma, especialmente os povos bantus e sudeneses. A língua do povo bantu, chamada quimbundo, foi a mais falada nas regiões Norte e Sul do Brasil na época da escravidão, quando os negros foram trazidos para trabalhar na lavoura.
Influências no português falado no Brasil A língua portuguesa falada no Brasil é originária do português de Portugal e, até chegar ao idioma que conhecemos hoje, passou por várias influências. ... Desta maneira, o português brasileiro também recebeu influências do italiano, do francês e de várias outras línguas europeias.
A língua portuguesa chegou ao Brasil com a colonização e o tupi, junto ao português, eram tidos como línguas gerais da época. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.
A região que deu origem ao Estado moderno português situava-se no noroeste da Península Ibérica, em torno do rio Minho. Foi nas extensões de terras de ambas as margens do rio Minho que começou a ser falado aquilo que posteriormente viria a ser definido como galego-português, ou língua galaico-portuguesa.