O Melhor de Luiz Gonzaga
2 de agosto de 1989
O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi "Asa Branca", composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
A Fuga de casa e o Exército Com a Revolução de 30, viajou pelo país. Era o corneteiro da tropa. Em 1933, servindo em Minas Gerais, não entrou para a orquestra do quartel, pois não sabia a escala musical. Mandou fazer uma sanfona e decidiu ter aulas com Domingos Ambrósio, famoso sanfoneiro de Minas.
Daí, saiu essa lista fundamental que publicamos aqui:
Resposta. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra.
Luiz Gonzaga foi um cantor e compositor de Baião, forró, quadrilha, xaxado, arrasta-pé da Música brasileira. O Rei do Baião gravou 627 músicas em 266 discos: 53 músicas de sua autoria, 243 de sua autoria com parceiros e 331 de outros compositores.
O pai da menina era contra o romance e, ao ameaçar Gonzaga de morte, colocou fim na relação dos dois e fez o Rei do Baião abandonar sua cidade natal. Em Gonzaga – de Pai pra Filho, Nazinha – como era conhecida – é interpretada por Cecília Dassi.
Luiz Gonzaga foi o responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o cote e o xaxado para todo o país. Cantor e compositor, o músico tinha a companhia da sua inseparável sanfona e em todo país recebeu o título de Rei do Baião.
Resposta: Por que Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.
Hospital Santa Joana Recife, Recife, Pernambuco, Brasil
76 anos (1912–1989)
23 de julho de 2013
Há quase 30 anos o Brasil perdia um dos maiores compositores e artistas que o país teve. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, morreu no dia 29 de abril de 1991, no Paraná. O último show do cantor foi em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, em 28 de abril de 1991.
o cantor e compositor Gonzaguinha morreu aos 46 anos, vítima de um acidente de carro na rodovia que liga as cidades de Renascença e Marmeleiro, no Paraná. O último show do cantor aconteceu na noite anterior, na cidade de Pato Branco, no mesmo estado. Gonzaguinha era filho do rei do baião Luiz Gonzaga.
23 de julho de 2013
Garanhuns, Pernambuco, Brasil
Liv Morais
Mestre Chicão
Anastácia teve interesse pela música aos sete anos de idade. Foi esposa do músico Dominguinhos (1942–2013), que foi seu principal parceiro na carreira musical. Compositora prolífica, apenas com Dominguinhos escreveu mais de 250 canções.
Gonzagão deu dois presentes ao novo protegido: uma sanfona e o nome artístico: Dominguinhos. O jovem sanfoneiro foi levado pelo padrinho ao Rio de Janeiro, onde começou a se apresentar em gafieiras e churrascarias. Ao lado de Borborema e Miudinho, formou o famoso Trio Nordestino.
Exu, Pernambuco, Brasil
Ourinhos, São Paulo, Brasil
Exu, Pernambuco, Brasil