Laminectomia descompressiva é a ressecção de uma pequena porção da coluna lombar para obter acesso à medula espinal ou remoção cirúrgica dos arcos ósseos das vértebras espinais realizada para aliviar a compressão da corda espinal devido a deslocamento de um disco ou a uma hérnia discal e com o fim de aliviar a dor.
O procedimento cirúrgico mais frequentemente utilizado em casos de estenose espinhal lombar é a laminectomia descompressiva, às vezes acompanhada de fusão espinhal. Este procedimento envolve a remoção de porções das vértebras, ligamentos e/ou abaulamento do(s) disco(s), que comprimem os nervos e/ou a medula espinhal.
A cirurgia costuma ser indicada nos casos de doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco, canal estreito, protrusão de disco, bico de papagaio, cifose, escoliose degenerativa, espondilolistese, entre outros.
A discectomia lombar é uma cirurgia que envolve a remoção de todo ou parte de um disco intervertebral danificado ou doente para aliviar a pressão sobre o nervo espinhal na coluna lombar, que é a parte inferior das costas.
Uma cirurgia de hérnia de disco tradicional é realizada através de um corte na pele do paciente, com o objetivo de chegar até a coluna. No caso da cirurgia de hérnia de disco lombar, esse corte é feito pela lateral ou pelas costas. Para realizar a cirurgia de hérnia de disco tradicional se aplica uma anestesia geral.
Cirurgias menores como a ressecção de hérnia de disco apresentam uma recuperação mais rápida, ao redor de 1-2 meses, entretanto processos como a artrodese podem levar de 4 a 6 meses até se completarem, sendo fundamental a colaboração e o respeito aos cuidados indicados pela equipe médica que o acompanha nesse período.
Riscos da cirurgia Infecção; Sangramento; Lesão de nervos ao redor da coluna; Dificuldade para movimentar a coluna.
Tempo de recuperação: o paciente pode voltar para sua rotina normal cerca de uma semana após a cirurgia, contudo nos 2 primeiros meses ainda é necessário evitar levantar pesos e expor as pernas ao sol.
Quanto tempo depois de uma cirurgia na coluna posso ter relação? Evite manter relações sexuais nos primeiros 15 dias após cirurgias de coluna. Após isso, atividade sexual pode ser retomada gradativamente, durante os 45 dias subsequentes à operação. Esse é o tempo médio que leva a cicatrização da região operada.
Os movimentos mais intensos devem ser evitados no tronco e membros superiores por até dois meses depois da cirurgia. Portanto, a mulher pode ter relações sexuais depois do período de 15 dias, desde que seguindo as recomendações médicas e tendo cuidado com os movimentos realizados.
Habitualmente, após 90 dias de pós-operatório, já poderá voltar, lentamente, para as suas atividades físicas, seguindo sempre as orientações do seu Médico.
É realizada por via de acesso cervical anterior (pescoço), sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos. O espaço criado é preenchido por cage (espaçador) e enxerto ósseo, podendo-se adicionar placa e parafusos.
Complicações como infecção, lesão neurológica, sangramento, disfunções geniturinárias e intestinais, juntamente com as complicações anestésicas, são alguns dos riscos da cirurgia da coluna vertebral.
A artrodese lombar é feita através de colocação de parafusos (“pinos”) na parte posterior da vértebra e/ou por meio de colocação de dispositivos de metal/polímeros no local do disco intervertebral.
A maioria das cirurgias de artrodese dura de 4 a 12 horas dependendo da gravidade da curva e da quantidade de vértebras que serão incluídas na artrodese.
O procedimento consiste em realizar uma fusão completa entre dois ou mais osso vizinhos e eliminar o movimento entre eles. No tornozelo, se faz a fusão completa entre o tálus (osso do pé) e a tíbia (osso da perna), eliminando assim os movimentos de flexão e extensão.
O que inviabiliza pegar peso não eh a cirurgia e sim a sua patologia da coluna. O ideal seria pegar no máximo 10% de seu peso. A artrodese se consolida de 3-6 meses.
Exercício é sempre bom para nosso corpo (quando feito corretamente). Considerando especialmente atividades como ioga, treinamento de força, aeróbica e caminhada, você poderá se exercitar novamente após a cirurgia. No entanto, você terá que ir devagar enquanto sua incisão se recupera.
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário.
O Jump não possui malefícios. O que ocorre, na verdade, são contra-indicações quanto à prática dos exercícios. Pessoas que possuem labirintite, problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos e quadril; gestantes, problemas cardiovasculares e portadores de problemas na coluna, não podem fazer jump. .