Em 15 de julho de 2014, durante a sexta cúpula do BRICS, em Fortaleza, no Ceará, os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram um acordo, oficializando a criação do banco, cujo principal objetivo é o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países pobres e emergentes.
Vantagens • Alta capacidade industrial; • Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo; • Investimento intensivo em infraestrutura e educação. Desvantagens • População com tendência de envelhecimento rápido; • Progresso realizado com grande devastação ambiental; • Sistema político ditatorial.
15 de julho de 2014, Fortaleza, Ceará, Brasil
O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) foi criado em 2014 com um sonho de ajudar a quebrar a hegemonia das estruturas de financiamento construídas pelos países desenvolvidos, representadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial.
Com sede na China, o NBD é formado pelos países do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. “O banco foi fundado em 2016.
República Popular da China
A origem do grupo O termo BRIC surgiu pela primeira vez em 2001, em um artigo publicado pelo economista do Goldman Sachs – Jim O'Neil – que defendeu a ideia de que Brasil, Rússia, Índia e China seriam as economias do futuro.
Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o grupo passou a se chamar Brics (com a inclusão do "s" na sígla). ... No ano de 2010, agora incluindo os cinco países (já com a África do Sul), o PIB do grupo totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial.
Durante a sua terceira cúpula em 2011, a África do Sul aderiu formalmente ao grupo, que então se tornou BRICS. ... Isso se deve a dois fatores: a África do Sul possui uma economia mais madura que as de outros grandes países africanos; e possui um softpower que nenhum outro país africano possui.
A África do Sul ingressou oficialmente como nação no antigo Bric (formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia e China) em 24 de dezembro de 2010, após ser convidada pela China e outros países para participar do grupo. A letra "S" do atual Brics representa o South de South Africa (África do Sul em inglês).
A África do Sul é um grande produtor agropecuário, isso se deve ao fato de existir extensas terras férteis, o que favorece a produção agrícola. ... A África do sul voltou a ser, pelo menos por enquanto, a maior economia do continente africano, de acordo com os últimos números do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Resposta. Resposta: Brics é o mercado do Brasil, Rússia, India e China. Se africa entrar, os africanos poderão entrar no mercado mundial e vender o seu produto a um preço maior e fazer concorrência.