As contas são originadas de recursos de terceiros e são classificadas de acordo com o seu vencimento, isto é, aquelas contas que serão liquidadas mais rapidamente (curto prazo) aparecem no topo da coluna do Passivo, e as que serão pagas em um prazo maior (longo prazo) aparecem mais para o final.
As principais contas que compõem o PCO são fornecedores, Salários e encargos sociais, Impostos e Taxas a Pagar e Adiantamento de Clientes. Não incorpora no PCO as contas de Empréstimos e Financiamentos bancários e títulos Descontados, que são utilizadas para o cálculo do Saldo em tesouraria.
O patrimônio é composto pelos bens e direitos, que correspondem ao ativo, e pelas obrigações, que são o passivo.
O patrimônio líquido (PL) de um indivíduo é igual a seus ativos (A) menos os seus passivos (P), ou seja, PL = A – P. Como citado acima, esse cálculo é o resultado do quanto uma pessoa possui em bens e direitos menos o que ela tem em dívidas ou financiamentos.
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
O Valor Patrimonial é o resultado da divisão entre o patrimônio líquido — ou capital próprio — e o número de ações emitidas, ou seja, esse é o valor que efetivamente representa o patrimônio de alguém — seja pessoa física ou jurídica.