Cientista que trata de sistemas de classificação dos seres vivos, por meio de descrição de características das espécies e quantificação da diversidade, para determinar critérios científicos; sistematista.
Um clado é um agrupamento que inclui um ancestral comum e todos os descendentes (viventes e extintos) desse ancestral. Usando uma filogenia, é fácil dizer se um grupo de linhagens forma um clado. Imagine recortar um único ramo da filogenia – todos os organismos desse ramo podado formam um clado.
Conjunto de indivíduos de qualquer classe taxonómica que podem ter procedido de um ancestral comum. Os seres humanos e os macacos, por exemplo, são muitas vezes considerados um grupo natural, procedentes de ancestrais fósseis, os Dryopithecus, os seus parentes mais próximos.
Um caráter derivado significa “diferente da condição ancestral”, este estado diferenciado da condição recebe o nome de apomorfia. ... Do mesmo modo que os caracteres apomórficos apresentam-se como modificados da condição ancestral, alguns caracteres são herdados sem praticamente modificações.
Sistemas de classificação dos seres vivos que não se baseiam em relações de parentesco evolutivo entre os grupos de seres vivos são considerados Artificiais, enquanto os sistemas que procuram compreender esaaa relações são chamados de Naturais.
Na classificação biológica, uma classificação é considerada artificial quando as características usadas para distinguir entre dois tipos de organismos são facilmente observáveis, mas não refletem necessariamente o parentesco ou o grau de semelhança entre eles.
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.