Domingo 25 abril 2021, 17:45 -03 (GMT -0300). No momento, a maré está subindo em Santos. Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 1.
No momento, a maré está baixando em Praia Grande. Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 1.
Para entender por que os oceanos não transbordam, é só pensar neles como fontes em uma praça pública. Em uma fonte, a água jorra para uma bacia. A bacia não transborda porque a água é retirada dela para jorrar do topo da fonte novamente. A água é sempre reciclada.
Como a Lua movimenta-se, acaba atraindo a Terra em diferentes pontos durante o dia. ... Toda a superfície terrestre sente esse poder de atração da Lua, mas é nos mares que essa atração é mais bem notada. De um lado do planeta (o que está direcionado para a lua), as marés sobem e, do outro lado, as marés descem.
Esse “poder” da Lua é a força gravitacional que ela exerce sobre todos os objetos na Terra, mas, com a água, isso é muito mais visível. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta, atrai a Terra para si – como se estivesse “puxando” – e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas.
As marés são movimentos oceânicos que ocorrem graças à atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a água dos mares. ... As marés altas ocorrem nas regiões que estão mais próximas ao Sol e à Lua, enquanto nas demais regiões ocorrem as marés baixas.
b) De acordo com a Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação, se a Terra exerce uma força de ação sobre a Lua, esta deve exercer uma força atrativa sobre a Terra de mesmo módulo e direção, porém, no sentido oposto, logo, a força que a Lua faz sobre a Terra também é de 20.
Força normal e força peso Quando um objeto repousa sobre uma superfície horizontal, a força peso, que o puxa para baixo, faz com que esse objeto comprima a superfície, que “responde”, produzindo sobre tal objeto uma força de reação, chamada de força normal.