A seleção brasileira perdeu para a Holanda por 2 a 1 no dia 2 de julho de 2010; Felipe Melo e Júlio César foram considerados os vilões da eliminação. O Brasil perdeu a sua segunda oportunidade de ser hexacampeão da Copa do Mundo há exatamente 10 anos.
LГder de seu grupo, o Brasil escapou de pegar a Espanha nas oitavas e enfrentou o Chile. Com facilidade, venceu por 3 a 0. Apesar do resultado, o relacionamento entre Dunga e a imprensa se tornava cada vez mais complicado. As restrições e o isolamento em torno da equipe levaram a constantes trocas de farpas.
VocГЄ lembra como foi o desempenho do Brasil na Copa do Mundo 2010?
A Espanha derrotou os PaГses Baixos por 1–0, com um gol de AndrГ©s Iniesta no segundo tempo da prorrogação. A partida teve um nГєmero bastante elevado de cartГµes amarelos, batendo recorde de cartГµes na histГіria das Copas. Foram treze cartГµes amarelos e um vermelho.
Massa ganha elogios de GalvпїЅo e leva indireta de Alonso
O dia 8 de julho de 2014 ficará negativamente marcado para sempre na memória do torcedor brasileiro. Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.
O fracasso da seleção na Copa de 2006 provocou mudanças imediatas na seleção. Logo após o Mundial na Alemanha, Dunga foi escolhido para comandar a equipe. Mesmo sem experiência anterior como técnico, o ex-volante chegou com a missão de valorizar a disciplina. No lugar da badalação vista em Weggis, veio o isolamento. A medida, porém, também fracassou.
Naquele dia, a França varreu o Brasil da Copa 2006 e destruiu uma Seleção que era um arremedo, mas que, inexplicavelmente, seria vista com nostalgia, anos depois, nas redes sociais. Foi naquele dia que Zinedine Zidane elevou o futebol como arte para eliminar a seleção brasileira.
Na Copa, o Brasil caiu em um grupo mediano. Na estreia, a equipe fez uma apresentação burocrática contra a fraca Coreia do Norte e venceu por 2 a 1. A seleção melhorou diante da Costa do Marfim e ganhou por 3 a 1, em jogo violento marcado pela expulsão de Kaká e um gol irregular de Luis Fabiano. Já classificado, o time ficou em um 0 a 0 sem brilho contra Portugal.
Musa da Copa faz ensaio no Brasil
Nas quartas, a seleção começou bem contra a Holanda: abriu o placar com um gol de Robinho e fez um primeiro tempo brilhante. Na etapa final, porém, foi desastrosa para os brasileiros. Logo aos 8min, em falha do goleiro Julio Cesar, a Holanda empatou. O gol desestabilizou o lado emocional dos brasileiros. Felipe Melo, autor da assistência para Robinho, foi expulso ao cometer falta violenta em Robben. Perdido em campo e com erros infantis da defesa, o Brasil levou a virada aos 23min e se despediu do Mundial.
Neymar пїЅ o maior 'garпїЅom' e 2пїЅ jogador que mais apanha
A Holanda soube aproveitar, venceu de virada por 2 a 1 e deu o troco pelas eliminações de 1994 e 1998. Ao Brasil resta lamentar. Mais um ciclo acabou sem troféu. Serão mais quatro anos de espera para, em casa, buscar nova redenção. Até lá, o sentimento será de decepção.
Entretanto, o Brasil cedeu a vitória no segundo tempo, tomando dois gols de Sneijder. Dessa forma, após a eliminação na Copa do Mundo, muito se falou sobre quem eram os culpados pela derrota. Além disso, vale lembrar que o técnico Dunga foi demitido dois dias depois da derrota. Confira abaixo o que se falou após o Brasil ter sido eliminado na Copa do Mundo de 2010:
Uma parcela da culpa da eliminação caiu sobre o técnico Dunga, que mesmo tendo bom desempenho, foi taxado como “teimoso” por não levar nomes como Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Neymar.
Isso se deve pelo fato de que a Inter, assim, como muitos times grandes europeus terem muitos estrangeiros, quando chega uma Copa, não há jogadores nativos que façam a diferença. Agora é esperar pelo 'pão e circo' de 2014. E que a politicagem (Ricardo Teixeira X Juvenal Juvêncio) não atrapalhe o esporte.
Seleção Espanhola de Futebol
RIO - A Copa do Mundo de 2010 teve quatro artilheiros: o espanhol David Villa, o holandГЄs Wesley Sneijder, o alemГЈo Thomas MГјller e o uruguaio Diego ForlГЎn, todos com cinco gols.
A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, na Uruguai. O anfitrião venceu a Argentina por 4 a 2, mas o artilheiro da competição foi o argentino Guillermo Stábile, com oito gols. O primeiro brasileiro a ser artilheiro em Copas do Mundo foi Leônidas da Silva, que marcou sete gols no Mundial de 1938, na França.
Oleg Salenko
Itália Espanha conquista a Copa e acaba de vez com estigma de amarelar. Com a geração mais vitoriosa de sua história, a Espanha enterrou de vez a fama de 'amarelona'.
Alemanha
Uruguai
Seleção Italiana de Futebol
1930
1930
No total foram realizadas 20 copas do mundo e, conta atualmente com 48 equipes.
Uruguai
A organização da primeira Copa do Mundo foi entГЈo atribuГda ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, 18 maio de 1929, para celebrar o centenГЎrio de sua independГЄncia, mas tambГ©m porque a seleção havia sido campeГЈ olГmpica duas vezes, em 1924 e 1928.
Se o paГs conseguir mais de 50% dos votos, Г© escolhido para receber a Copa. O processo para a escolha do Brasil como sede comeГ§ou em 2003, quando ficou decidido que algum membro da CONMEBOL sediaria o evento. ColГґmbia, Argentina e Brasil foram indicados.
1930
Resumo de todas as Copas
As nações vencedoras são: Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014), Itália (1934, 1938, 1982 e 2006), Argentina (1978 e 1986) e Uruguai (1930 e 1950), Espanha (2010), França (1998) e Inglaterra (1966).
E entГЈo, como se fosse nova, tГЈo brilhante como era quando estreou no Mundial de 1974, a taГ§a Copa do Mundo FIFA voltarГЎ para Zurique, na SuГГ§a. Onde ficarГЎ guardada, Г espera do Mundial de 2022.