crossorigin="anonymous">
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
ter
São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Porque quando o verbo -ter é conjugado na terceira pessoa do plural, ele leva acento.
O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
O acento circunflexo é geralmente usado nas vogais fechadas /â/, /ê/ e /ô/ e nas vogais nasais que aparecem nos dígrafos “âm”, “ân”, “êm”, “ên', “ôm” e “ôn”....Nas palavras paroxítonas que possuem o ditongo “ee” e “oo”, o circunflexo foi abolido:
Graficamente representado por um "chapeuzinho", o acento circunflexo [^] é colocado sobre as vogais a, e, o, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada, como em: ambulância, mês e ônibus. É mais usado no português brasileiro do que o português europeu.
1º) As palavras paroxítonas geralmente não são acentuadas. 2º) Dentro da regra geral tem as exceções, o uso do acento agudo. 6º) Assinalam-se com acento circunflexo: ... Dêmos (1ª pessoa do plural do presente do subjuntivo) com acento para distinguir demos (1ª pessoa do plural pretérito perfeito do indicativo) sem acento.
Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico. Acento tônico: indica à tonicidade ou ênfase que é dada a determinadas sílabas.
Resposta. Porque existe o princípio da economia. A maioria das palavras do português são paroxítonas, logo, se todas fossem acentuadas iríamos ter que usar acento em quase todas as palavras.
Verificado por especialistas Alguma palavras são acentuadas devido as regras e a necessidade de colocar os acentos, existem os acentos diferenciais que são usado para distinguir certas palavras, ou seja evitar ambiguidade. ... Por causa do acento podemos diferenciar uma palavra da outra.