conceder; conferir; dar (direito, bem título, etc.)
adjetivo Perpendicular; capaz de formar um ângulo reto, ângulo de 90º.
advérbio De modo ortogonal ou disposto em ângulo reto: uma estrada foi construida ortogonalmente.
Projeções ortogonais são as figuras formadas no plano que resultam da projeção de todos os pontos de outra figura fora dele. ... Uma projeção ortogonal, portanto, pode ser imaginada como a sombra de uma figura geométrica em um plano sob o sol do meio-dia.
Projeção da reta sobre o plano A figura formada pela projeção ortogonal de uma reta r sobre o plano é outra reta s. Essa projeção é definida como a intersecção entre o plano que contém a reta r e o plano que contém a reta s quando os dois são perpendiculares.
Do Grego: ORTHO = JUSTO, RETO + GONIA = ÂNGULO, CANTO, ESQUINA. Pois é, reta ortogonal é aquela que faz 90º com uma outra reta ou com um plano. ... É comum dizer que retas ortogonais são perpendiculares.
para indicar que duas retas são perpendiculares e podemos identificá-las analisando a relação entre seus coeficientes angulares. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.
A diferença é que dois segmentos de reta que formam um ângulo reto entre si serão sempre ortogonais mas, só serão perpendiculares se eles se tocarem em algum ponto.
Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).
Retas coincidentes É comum encontrar autores que afirmam: duas retas são coincidentes quando possuem dois ou mais pontos em comum.
Uma linha não é necessariamente reta. Um linha de barbante, por exemplo, não é reta. Portanto: Toda reta é uma linha, mas nem toda linha é reta.
São indicadas por letras minúsculas. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. ... Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
De acordo com a POSIÇÃO relativa às linhas podem ser classificadas em paralelas, perpendiculares e oblíquas.