O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade)....O cálculo da velocidade média do escoamento é fundamental no estudo dos escoamentos fluidos, pois através da mesma, podemos calcular:
Retenção superficial: a água fica retida em fendas no solo, onde é filtrada ou então evapora. Detenção superficial: água retida temporariamente na superfície do solo, formando as enxurradas.
As bacias de retenção são aquelas que mantêm uma lâmina de água permanente, funcionando como uma espécie de lago (exemplo a bacia existente no Parque Marinha do Brasil).
As bacias de detenção são aquelas que permanecem secas na maior parte do tempo, recebendo aporte de águas apenas nos dias de chuva.
Infiltração é o processo pelo qual um líquido transpassa os interstícios de corpos sólidos, notadamente a água atravessa a superfície do solo. Uma gota de chuva pode ser interceptada pela vegetação ou cair diretamente sobre o solo. ... A água retida infiltra no solo ou evapora.
A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.
A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações.
Para medir a taxa de infiltração de água no solo, foi utilizado o infiltrômetro cilíndrico (Fig. 1), visto a facilidade em seu manuseio em comparação com outros métodos, além de ser um aparelho de baixo custo, o que também contribuiu para a escolha do mesmo.
Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada. Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo.
O conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo.
O presente trabalho estuda a capacidade de infiltração do solo para fins de irrigação por aspersão, através de dois métodos conhecidos, isto é, do infiltrômetro cilíndrico de Muntz-modificado (ESALQ 1963) e de irrigação por aspersão. ... O infiltrômetro cilíndrico usado foi o do tipo de anéis concêntricos.
A capacidade de infiltração varia diretamente com a porosidade, o tamanho das partículas do solo e o estado de fissuração das rochas. As características presentes em pequena camada superficial, com espessura da ordem de 1 cm, tem influência sobre a capacidade de infiltração.
O pisoteameanto do solo pelo gado acarretará numa compactação do solo e, consequemente, na redução dos seus vazios. Portanto, o pisoteamento do solo pelo gado causa uma redução na capacidade de infiltração.
8. GRANDEZAS CARACTERÍSTICAS DE INFILTRAÇÃO 1 – Capacidade de infiltração (f) é a quantidade de água máxima que um solo, em condições preestabelecidas, pode absorver por unidade de superfície horizontal, durante a unidade de tempo. ... i = Taxa de infiltração; I = Infiltração acumulada; t = Tempo.
para o cálculo do escoamento directo através do número característico de escoamento, calculando a infiltração superficial pela diferença P – Ed. A infiltração superficial também pode ser calculada por modelação do próprio processo de infiltração superficial.
Fases do processo de infiltração • A infiltração da água no solo se processa em 3 fases, de cima para baixo: intercâmbio ou difusão, descida e circulação (ou escoamento subterrâneo).
É a velocidade da filtração da água em um solo saturado, quando se tem um escoamento com perda de carga unitária a certa temperatura. Esse coeficiente mede a maior ou menor facilidade que cada solo, quando saturado, oferece ao escoamento da água através de seus interstícios.
A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.
O que é uma infiltração? É a aplicação, injetada num tecido, de um medicamento para reduzir a dor em uma região inflamada, geralmente devido a lesões, como quedas, torções, pancadas, entre outras.
A infiltração na restauração dentária acontece quando existe uma separação entre o dente e o material restaurador, promovendo a passagem de fluidos, íons, pigmentos e bactérias para seu interior.
Fale com um dentista para prevenir ou tratar Agora que você já conhece o problema da infiltração no dente e a gravidade que esse quadro pode chegar, é imprescindível procurar um dentista ao menor sinal de incômodo próximo às suas restaurações. A sensibilidade é um primeiro sintoma para a detecção desse quadro.
Os sintomas e sinais da infiltração sob restauração dentária. A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada.
Pode ser indicado analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com o caso e sintomas. Em casos que a chegada ao dentista vai demorar um pouco, a aplicação de gelo no local é uma maneira de amenizar a dor até chegar ao consultório.
O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.
Entre eles uma cárie, problemas na polpa, mais conhecido como o nervo do dente, e na gengiva. Podendo até chegar a uma sensibilidade, desgaste do esmalte, abscessos, bruxismo, lesão ou infecção dental e problemas da articulação temporomandibular. De fato, existem muitos fatores.