A maneira mais fácil de evitar a formação de tártaro é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Você deve usar uma escova macia que deve ser substituída a cada três meses. Você também pode considerar o uso de uma escova de dentes elétrica, que pode ser mais eficiente do que a escova de dentes tradicional.
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
Em São Paulo, o preço para a limpeza de tártaro tem alto índice de variação, flutuando entre R$200 e R$800. Além da região da clínica e dos serviços agregados (como leva-e-traz, por exemplo), o peso do cão e a escolha do tipo de anestesia (injetável ou inalatória) são determinantes na composição do preço final.
Tártaro em cachorro e gato: Como evitar este problema?
O tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico feito pelo dentista veterinário. Quando há o acúmulo de tártaro e gengivite, por exemplo, além da administração de um antibiótico adequado, será preciso fazer a limpeza dos dentes. Para isso, o animal será anestesiado.
Para dar um banho seco em seu cão ou gato, leve-o a uma área aberta e fácil de limpar. Escove os pelos dele e aplique a mistura de uma xícara de amido de milho com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, massageando para que essa mistura absorva a oleosidade, os odores e a sujeira.
Se for usado da maneira certa, o bicarbonato de sódio não faz mal à saúde. É preciso tomar cuidado com exageros! O bicarbonato de sódio é um grande aliado no dia a dia de quem procura soluções caseiras, já que possui diversas utilidades. O sal é uma ótima opção para substituir o uso de produtos industrializados.
Para te ajudar a deixar seu cachorro limpo e perfumado, listamos algumas dicas: