O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento.
Os quatro principais tipos de alongamento são: alongamento estático, por inibição ativa, balístico e dinâmico. O alongamento estático é o mais utilizado.
Principais tipos de alongamentos
Tipos de alongamento Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento.
Seus benefícios são:
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
Alongue-se no mínimo três vezes por semana Felipe comenta que a recomendação mínima é de alongar três vezes na semana. No entanto, na opinião do professor, quem puder praticar todos os dias, melhor ainda! “Separe apenas 15 minutos para executá-los”, diz o professor.