A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. ... Em uma frase de voz reflexiva, o pronome oblíquo tem a função de objeto de um verbo transitivo, funcionando, assim, como complemento. Exemplos de voz reflexiva: Depois do banho, Aline se penteou.
Os verbos apresentam flexão em voz. As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. ... Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.
Na frase ativa o sujeito é o agente da ação verbal. Na passiva, o sujeito da frase sofre a ação verbal./span>
A passiva é uma construção de voz que se difere da ativa, pois nesta temos uma estrutura que apresenta termos como agente e paciente da oração, em que o agente funciona como sujeito e o paciente como objeto.
Forma-Ativa. Sistemas Estruturais de forma-ativa são formados basicamente uma matéria não rígida , flexível formada de modo definido e suportada por extremidades fixas, com a capacidade de suportar-se e cobrir um vão. ... Estas desvantagens podem ser eliminadas através de sistemas de protensão.
a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: Maria preparou o jantar para todos.