Os advérbios de dúvida ou hesitação são aqueles que indicam incerteza ou hesitação nas frases. ... Exemplos: possivelmente, talvez, aparentemente, supostamente, provavelmente, acaso, casualmente, porventura, quiçá.
Advérbio de intensidade: muito, pouco, bastante, demais, menos, tão. Advérbio de lugar: aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à direita, à esquerda. Advérbio de modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, calmamente, alegremente, à vontade, ao léu.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
As frases explicativas são aquelas que, como o nome indica, utilizam conjunções que possuem a função de justificar ou explicar algo que foi dito anteriormente. Exemplos de frases explicativas: Hoje não irei para a aula porque estou me sentindo muito doente.
São expressões que servem para explicar algo, geralmente aparecem entre vírgulas.
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.
AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas. Além disso, são sempre INVARIÁVEIS [exceto a expressão QUAL SEJA].
O significado de «por sinal» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Quando a expressão «por sinal» é usada, o que exatamente ela quer dizer? Exemplo: «Por sinal este produto custará um real.» Segundo o Dicionário Houaiss, significa «seja dito de passagem; por falar nisso; a propósito».
[Informal] Ter artes e manhas para enganar qualquer um ou ter resposta para tudo; ser astucioso, habilidoso.
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Seja ou seje
A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
A forma correta é serão porque se trata da forma do futuro do verbo “ser”.
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo entregar, que é um verbo abundante. Entregado é o particípio regular e entregue é o particípio irregular.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.