Agachamento no banco Em pé, de costas para um banco, cadeira ou pilha de steps na altura dos joelhos, incline o tronco ligeiramente à frente, projete os quadris para trás e sente-se no banco. Levante até estender as pernas e repita. Não ajude com as mãos na subida nem na descida. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições.
Os membros inferiores, tradicionalmente chamados de pernas, apresentam como funções básicas a locomoção e a sustentação do peso do corpo. Ao garantir a movimentação, esses membros também promovem o equilíbrio.
O membro inferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
'O membro inferior é formado por cintura pélvica, coxa, perna e pé. É formada por 62 ossos. Os membros inferiores são mais fortes e resistentes que os superiores pois eles fazem o processo de locomoção,sustentação do corpo e postura.
Músculos dos Membros Inferiores
Os músculos do membro inferior podem ser divididos em músculos do quadril, músculos da região glútea, músculos da coxa, músculos da perna e músculos do pé.
Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).
Resposta. Resposta: Os músculos das pernas são vigorosíssimos e não apenas sustentam o peso do nosso corpo quando estamos de pé, mas também empenham-se ainda mais para impelir o corpo para a frente quando corremos. A parte principal dos músculos da perna está na coxa, sendo ajudados pelos músculos das nádegas.
O músculo liso, dos órgãos internos do corpo, é também chamado de "involuntário'; porque ele trabalha sem que o controlemos conscientemente. Este tipo de músculo é feito de fibras mais curtas do que as dos músculos estriados.
Todos os músculos do corpo são trabalhados na dança. Em particular, os grupos musculares dos membros inferiores e, do abdômen e das costas são bastante fortalecidos durante as aulas.
Isso eleva também o volume de sangue que o coração leva para o corpo e para os músculos. A Zumba trabalha os músculos do corpo inteiro, com diferentes intensidades. Os mais trabalhados são os músculos da região abdominal, costas e das regiões inferiores, como panturrilha, posterior de coxa, glúteo e quadríceps.
Quando se diz que a dança tem que ser conforme a música o que se quer afirmar é que cada música se sujeita a um ritmo e que, por isso, não cabe dançar fora do ritmo. E o que vem a ser isso, o ritmo? Segundo Houaiss, é uma sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.
Dessa forma, o ritmo determina a velocidade, a forma, seja na dança, esporte ou luta, de todos os processos de expressão corporal. Além disso, vale salientar que o ritmo determina as funções vitais, como o respiratório e cardíaco, devendo o organismo se adaptar a ele.
A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares. ...
Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo, ela está presente também na natureza, nas mais diversas ocasiões e basta uma simples observação, como por exemplo, do movimento das marés, da simples alternância entre dia e noite, da mudança das estações ou na medida do tempo.
Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de streetdance.
Ritmo Vital: Subordinado ao ritmo biológico que rege nosso organismo. Ritmo Ultradiano: células cerebrais, coração, pulmões. Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura.
Possuímos os ritmos: ... Ritmo Ultradiano: células cerebrais, coração, pulmões. Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura. Ritmo Infradiano: Modificações periódicas no organismo.
A palavra ritmo, do grego Rhytmos, significa “aquilo que flui, aquilo que se move.” Conforme Artaxo (2003), o organismo do homem funciona de forma ritmada, podendo este ser determinado pela pulsação, pela tensão x relaxamento muscular (fisiologia) e pelo controle emocional.
A cronobiologia afirma que a maioria dos ciclos biológicos humanos se dá num período de 25,2 horas – daí a expressão ritmo circadiano, cerca de um dia.
Resposta. Resposta: Para este autor, a composição do ritmo não é destacada apenas pelo “tempo”, mas também pela “acentuação”, elemento percebido como “muito forte”, ou seja, pela velocidade. Então, o ritmo no movimento acontece por meio de uma ação do músculo no “tempo” da “acentuação”.
Ciclo Circadiano ou Ritmo Circadiano é conhecido popularmente como relógio biológico, aquele que nos indica o horário de acordar, dormir, que nos dá fome perto do horário das refeições e nos deixa um pouco desorientados quando viajamos para países com fuso horário diferente.
Todos os sistemas funcionam com ritmos. O sistema cardíaco é ritamado e modificado em estado de alerta correndo em vários estágios do sono. em estado de excitação e nos estágios de sono. O sistema urinário é ritmado e modificado em estado de medo e nos estágios de sono.