Certificação Hospitalar: principais programas
Seguem os principais selos ambientais encontrados no mercado brasileiro.
Os Selos são emitidos pela Eletrobrás após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações. PBE EDIFICA: também criado pela Fundação Vanzolini, tem o objetivo de avaliar a edificação pelo seu nível de eficiência energética.
Rotulagem Ambiental ou Selo Verde O que é: É a certificação de produtos adequados ao uso que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.
O mecanismo de rotulagem ambiental baseia-se em informações disponibilizadas nos rótulos de embalagens para que os consumidores possam optar por adquirir produtos de menor impacto ambiental em relação aos produtos concorrentes disponíveis no mercado.
Estabelecida pelo ISO 14020, a rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental.
A certificação LEED é uma das mais conhecidas e respeitas certificações de construção sustentável. Criada nos Estados Unidos, é aplicada em mais de 140 países com o objetivo de fomentar a transformação de projetos, obras e operações, focando na sustentabilidade de suas atuações.
Conheça 5 selos de sustentabilidade na construção civil
O símbolo e o número de sustentabilidade(de 1 a 10) deve ficar bem visível em partes das embalagens. Os produtos acondicionados em embalagens menos ofensivas ao meio ambiente receberiam um selo com maior grau de sustentabilidade.
O Selo Procel Edificações, outorgado pela Eletrobras, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.
Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. ... Cada equipamento candidato ao Selo deve ser submetido a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras.
Para isso, foi empregado o método prescritivo de avaliação do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R).
Os RTQ-C e RTQ-R contêm os requisitos necessários para classificação do nível de eficiência energética das edificações. ... É o documento que permite ao edifício obter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Inmetro. A primeira versão do RTQ-C foi lançada em 2009.
O RTQ-C indica requisitos técnicos e métodos de classificação de edificações comerciais, de serviços e públicas, todavia, após sete anos de seu lançamento, pode-se considerar o número de edificações etiquetadas baixo, quando comparado ao número de construções novas no país e ao extenso campo já edificado.
Como vimos, o PBE Edifica se trata de mostrar ao consumidor o nível de eficiência energética das edificações. Já o Selo Procel Edificações é concedido pela Eletrobras. As edificações com melhores classificações são identificadas, dentro de uma determinada categoria da PBE Edifica.
O Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
Os equipamentos que atualmente recebem o Selo Procel Inmetro são: reservatórios térmicos, lâmpadas fluorescentes compactas, reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão e para lâmpadas fluorescentes tubulares e motores elétricos trifásicos standard e alto rendimento, com potências entre 1 e ...
Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia.
Resposta. O principal benefícios de se investir em eficiência energética é que as empresas conseguem reduzir de forma significativa os custos com energia elétrica no final do mês, já que o uso da energia comprada será mais eficiente.