Em suma, o enfoque da tese de Pavlov é o comportamento visível, já que o comportamento pode ser medido, ao contrário do pensamento. Pavlov deu assim início à sua análise sobre o comportamento humano com uma ênfase nos reflexos, que são nada mais do que a resposta automática aos estímulos do ambiente que nos rodeia.
Na hora de analisar o condicionamento clássico podemos dizer que ele se compõe de quatro componentes principais. Estes componentes são o estímulo incondicionado e condicionado, e a resposta incondicionada e condicionada. ... No experimento de Pavlov, o estímulo incondicionado seria a comida.
Pavlov teve grande contribuição para a psicologia comportamentalista, graças a suas pesquisas dos reflexos condicionados, que forneceram a Watson um novo método de estudo do comportamento. ... Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1936) foi um renomado fisiologista e médico russo.
O Condicionamento Clássico, também conhecido por condicionamento de Pavlov, foi proposto por este investigador (Pavlov 1849 – 1936) entre 1903 e 1908 numa experiência com cães. A ideia é que depois de um certo numero de ensaios o cão fizesse algo que não fazia antes, ele teria aprendido alguma coisa.
O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a conseqüência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica.
O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. ... O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov.
1 Ato ou efeito de condicionar. 2 Subordinação dos desejos ou aspirações do ser humano a determinados preceitos sociais, morais, religiosos, ideológicos etc. 3 Conjunto das circunstâncias em que ocorre um fato.
Em sua proposta de reconceitualizar a psicologia e dar a ela um novo impulso, Watson (1913) afirmou que a psicologia vista por um condutista é: […] um ramo puramente objetivo e experimental da ciência natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle da conduta.
B. F. Skinner (1904-1990) é reconhecido como o principal autor do behaviorismo radical; a própria expressão 'behaviorismo radical', com as marcas que hoje a caracterizam, foi introduzida em um texto deste autor, publicado em 1945.
Essa nossa definição de comportamento é relacional, ou seja, não privilegia nem organismo, nem ambiente, mas a relação entre eles. ... Portanto, no Behaviorismo Radical comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência nem do ambiente, nem do organismo – há uma simultaneidade.
E fará isso agindo sobre o mundo, produzindo o mundo que o produzirá enquanto organismo, enquanto pessoa e enquanto self. Fundamentalmente, é por causa dessa esperança que o Behaviorismo Radical tem feito críticas sistemáticas à prática de se buscar as causas do comportamento no interior do indivíduo.
O behaviorista radical rejeita o mentalismo por ser materialista, e acaba com o dualismo por acreditar que o comportamento é uma função biológica do organismo vivo.
Este tipo de Behaviorismo ficou conhecido como Behaviorismo Mediacional, pois tais processos cognitivos mentais mediariam a ação dos estímulos ambientais no organismo, maneira de pensar ainda dualista e mecanicista. Atualmente, chama-se este tipo de Behaviorismo de Cognitivismo (Matos, 1993).
O behaviorismo clássico partia do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico. Em outras palavras, para o behaviorista clássico, um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.
Skinner enunciou quatro conceitos básicos para se entender os pressupostos do behaviorismo radical: comportamento, resposta, ambiente e estímulo. atuam sobre ou fazem aparecer um comportamento. ... Por exemplo, a luz é um estímulo que não causa nenhuma resposta ou uma resposta insignificante no organismo.
O estudo do comportamento O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo (1913) que apresentava o título “Psicologia como os behavioristas a vêem”. O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo.
Após trazer os principais pontos da cultura behaviorista, podemos notar ainda que a concepção da mesma acerca da aprendizagem do indivíduo é ambientalista, ou seja, tanto o comportamento quanto a aprendizagem são influenciados pelo meio ambiente.