Padrões heterogêneos na ecogenicidade das lesões, que incluem áreas centrais hipoecogênicas ou bordas hiperecogênicas, são devidos a fibrose, trombose e necrose hemorrágica. Um hemangioma pode se apresentar como um nódulo hipoecogênico em um fígado que apresenta infiltração gordurosa difusa (esteatose).
RESUMO: Hamartomas biliares são malformações hepáticas benignas raras no cotidi- ano, além de normalmente não gerar sintomas e passar despercebidos pelo paciente e por médicos em muitos casos. A afecção pode ser identificada principalmente através de exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada.
Hamartoma é uma lesão benigna e pouco frequente na mama. Sua incidência é reportada entre 0,1 a 0,7% dos tumores benignos de mama em mulheres e a idade média em que é diagnosticado é de 45 anos.
O colangiocarcinoma é o câncer derivado das células biliares, tanto no interior quanto no exterior do fígado (vesícula e ductos biliares). Surge principalmente em homens (3 homens para cada mulher), geralmente entre os 70 e 80 anos. A incidência dessa doença é de 2 a 2,8 casos a cada 100.
O fator de risco mais comum para câncer de fígado é a infecção crônica por vírus da hepatite B ou C. Essas infecções levam à cirrose hepática e são responsáveis por tornar o câncer de fígado um dos mais incidentes em muitas partes do mundo.
Os sinais e sintomas do câncer de fígado podem incluir:
Principais exames para avaliar o fígado
O diagnóstico de gordura no fígado é feito com ajuda de exames como: Ultrassom abdominal. Níveis de TGO e TGP no sangue.
8 principais sintomas de gordura no fígado