Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
Um crítico usou pela primeira vez o termo Les Fauves (as feras) em 1905, Salão de Outono de Paris, referindo-se a um grupo de artistas que usavam este tipo de pintura. ... Os artistas foram então chamados de 'fauves” pelo crítico de arte Louis Vauxcelles; fauves significa feras em francês.
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve início em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas, tendo como protagonista o artista plástico Henri Matisse.
Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.